VIGILÂNCIA SANITÁRIA ENCONTRA MATERIAIS CIRÚRGICOS DESCARTADOS EM ÁREA RURAL

por guaranoticias

Atualizado às 08h44

Uma denúncia feita pelo telefone 156 da Ouvidoria Municipal levou a equipe da Vigilância Sanitária, nesta terça-feira (28), até um local próximo da estrada rural do Guabiroba. Em uma área de mata, foram encontradas seringas, agulhas e materiais cirúrgicos utilizados, aparentemente de uso odontológico. Até o momento, não foi possível identificar a pessoa responsável pela poluição.

 

De acordo com Bruna Tembil, chefe da Vigilância Sanitária, o descarte incorreto pode acarretar em prejuízo à saúde das pessoas e aos animais que ficam expostos à contaminação, ocasionando a proliferação de diversas doenças. “Outro reflexo, intimamente ligado ao descarte incorreto de resíduos de serviço de saúde, são os danos ao meio ambiente, que sofre sérios prejuízos quando esses materiais entram em contato com rios, lagos, lençóis freáticos, bem como o solo”, explica.

 

O descarte desse tipo de material deve ser feito de acordo com o Código de Saúde, previsto pela Lei 13331/2001 e demais legislações vigentes, por empresas autorizadas e em locais adequados.

 

Quem cometer esse tipo de infração pode ser penalizado e responder a processo administrativo sanitário, resultando até em anulação da licença sanitária e aplicação de multa.

 

As denúncias na Ouvidoria podem ser realizadas de forma anônima.

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Guarapuava – SECOM – Vigilância Sanitária – acesso em 29/09/2021 – https://www.guarapuava.pr.gov.br/noticias/vigilancia-sanitaria-encontra-materiais-cirurgicos-descartados-em-area-rural/

 

Foto ilustrativa: Paula Neves

Comentários