
SAÚDE DE GUARAPUAVA É DESTAQUE NACIONAL
por guaranoticias
Atualizado às 10h53Guarapuava garantiu vaga na 20ª Mostra Nacional Brasil, Aqui Tem Sus’’, que ocorre entre os dias 15 e 18 de junho, em Belo Horizonte (MG), durante o XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O evento reúne gestores de saúde de todo o Brasil para a troca de experiências e debate de políticas públicas, com foco no tema “Início de Gestão”.
O congresso tem como destaques da programação o lançamento e a oficina do Manual da Saúde Redes, que busca fortalecer o cuidado e a governança regional por meio do planejamento ascendente. Além, de oficinas temáticas, como “Indicadores de Desempenho e Confinamento Federal da Atenção Básica”, e a tradicional mostra de experiências exitosas “Brasil, Aqui Tem SUS”.
Antes de chegar à etapa nacional, Guarapuava se destacou na Mostra Regional da 5ª Regional de Saúde do Paraná, conquistando duas importantes premiações. O primeiro lugar com o projeto “Território e Vínculo: o grupo ConVIVER como estratégia de promoção do envelhecimento saudável”, da enfermeira Evelyse Borelli Gullo.
O projeto que conquistou o primeiro lugar vinha sendo desenvolvido desde novembro de 2022 pela equipe da Estratégia Saúde da Família, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a equipe multiprofissional de referência. A iniciativa promove o envelhecimento saudável por meio do fortalecimento dos vínculos territoriais, escuta ativa e da valorização da autonomia das pessoas idosas.
Selecionado entre 39 trabalhos apresentados na Mostra Regional, o projeto tem como foco estimular o autocuidado, fortalecer o vínculo com a Atenção Primária à Saúde (APS) e promover a integração de políticas públicas voltadas à pessoa idosa.
Os resultados demonstram impactos positivos:
- 100% dos idosos participantes foram estratificados;
- Melhora na adesão a tratamentos e no vínculo com a equipe de saúde;
- Redução significativa de queixas como insônia, ansiedade e solidão;
- Melhora funcional (como no teste de sentar e levantar);
- Construção de uma rede intergeracional de afeto e cuidado.
“A inovação desta experiência reside na combinação entre avaliação funcional, vínculo territorial e trabalho intersetorial como estratégia prática de promoção da saúde à pessoa idosa”, destaca Evelyse.
A presença de Guarapuava no Congresso Nacional reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas humanizadas, que garantem qualidade de vida e dignidade para todas as fases da vida.
Fonte e fotos: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 17/06/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/saude-de-guarapuava-e-destaque-nacional/