Saiba quem poderá se vacinar contra dengue pelo SUS

por guaranoticias

Atualizado às 10h04

O Brasil foi o primeiro país a incorporar ao sistema público de saúde uma vacina contra o vírus da dengue, a Qdenga. O imunizante Qdenga entrou para o Sistema Único de Saúde em dezembro de 2023 e o estado de Mato Grosso do Sul foi o primeiro a oferecer as doses, por ser considerado área prioritária.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses estarão disponíveis em outros estados a partir de fevereiro, atendendo a públicos e regiões específicas. As doses poderão ser tomadas por pessoas de quatro a 60 anos, mesmo se a pessoa nunca teve dengue.

 

No entanto, gestantes, lactantes e pessoas com alergia a algum dos componentes presentes no imunizante, quem tem o sistema imunológico comprometido ou alguma condição imunossupressora não podem ser vacinadas com a Qdenga. Em clínicas privadas, a Qdenga também está disponível em países da União Europeia, Indonésia, Tailândia e Argentina.

 

 

 

Fonte: AERP Paraná – Fernanda Nardo – acesso em 12/01/2024 – https://aerp.org.br/redeaerp/saiba-quem-podera-se-vacinar-contra-dengue-pelo-sus/

Foto: Ilustrativa

Comentários