
PREFEITURA DE GUARAPUAVA AMPLIA VACINAÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS COM APLICAÇÃO DA BCG NAS MATERNIDADES
por guaranoticias
Atualizado às 09h59A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com as maternidades do município, anuncia uma importante mudança no processo de vacinação de recém-nascidos, com início marcado para o dia 24 de março, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A partir dessa data, a vacina BCG, que protege contra formas graves da tuberculose, será aplicada em todas as maternidades da cidade. Anteriormente, a aplicação era centralizada no Centro de Vacinação e no distrito de Entre Rios, exigindo que os pais se deslocassem com os bebês nos primeiros dias de vida.
Com essa nova medida, o deslocamento desnecessário será evitado, proporcionando mais conforto e segurança para as famílias, além de promover uma importante melhoria nas coberturas vacinais. Ao facilitar o acesso à vacinação logo após o nascimento, o município reforça a proteção dos recém-nascidos e contribui diretamente para a redução da mortalidade infantil, garantindo que a imunização ocorra de forma mais rápida e eficiente. Essa ação faz parte do compromisso da prefeitura com a saúde preventiva e o bem-estar da população de Guarapuava.
O prefeito Denilson Baitala destacou a importância da iniciativa, ressaltando que essa medida está alinhada com seus compromissos de campanha para a redução da mortalidade infantil e ampliação da cobertura vacinal. “Esse é um passo fundamental para garantir que nossas crianças tenham um início de vida mais seguro e protegido. Sempre afirmamos que a saúde preventiva seria prioridade e essa ação é a primeira de muitas na nossa luta contra a mortalidade infantil. A vacinação nas maternidades é uma conquista que trará mais tranquilidade para nossas famílias guarapuavanas”, afirmou Baitala.
O secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld, também enfatizou os benefícios da nova estratégia de imunização. “Estamos dando um passo muito importante para garantir mais conforto e segurança aos recém-nascidos e suas famílias aqui em Guarapuava. Essa mudança também vai nos ajudar a melhorar a cobertura vacinal e reforçar a proteção dos nossos pequenos desde os primeiros dias, contribuindo para a diminuição da mortalidade infantil em nossa cidade. É uma grande conquista para Guarapuava e reforça nosso compromisso com a saúde preventiva.”
Marlene Terezinha Borecki, do Departamento de Vigilância em Saúde, explicou a relevância da vacina BCG na proteção contra formas graves da tuberculose. “A vacina BCG é fundamental na prevenção das formas graves da tuberculose, como a meníngea e a miliar. Por isso, é recomendada em dose única, preferencialmente ao nascer. A Secretaria Municipal de Saúde vai implementar a vacinação da BCG em todas as maternidades do município a partir do dia 24 de março para todas as crianças que nascerem em Guarapuava.”
A nova estratégia de vacinação já foi aprovada pelos municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde e também pela própria 5ª Regional. O projeto também foi previamente alinhado com as maternidades e clínicas particulares para otimizar sua execução. Como Guarapuava já realiza visitas aos recém-nascidos por meio do programa Mamãe Guará, essa mesma logística será utilizada para a administração da BCG, garantindo que os pais e bebês não precisem mais se deslocar até o Centro Municipal de Imunização para receber a vacina. Com isso, a cobertura vacinal será ampliada, assegurando maior proteção e qualidade de vida para as crianças guarapuavanas.
Essa ação representa um grande avanço para a saúde infantil no município e reforça o compromisso da prefeitura de Guarapuava com a prevenção e o bem-estar da população.
Fonte: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 13/03/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/prefeitura-de-guarapuava-amplia-vacinacao-de-recem-nascidos-com-aplicacao-da-bcg-nas-maternidades/
Foto: Paula Neves