Paraná deve registrar 35 mil novos casos de câncer neste ano

por guaranoticias

Atualizado às 13h44

O Paraná deve registrar 35 mil novos casos de câncer neste ano. A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgada nesta terça-feira (4). Os principais casos devem ser de câncer de pele, próstata e de mama. No País todo, a estimativa é de 625 mil novos casos. Essa estimativa vale até 2022.

Terça-feira (4) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi instituída em 2008 pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), para aumentar a conscientização sobre a doença e estimular a preservação.

Segundo nota distribuída pela sociedade médica à imprensa, 30% a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos a partir de mudanças no estilo de vida: além de praticar atividade física, “não fumar, preferir alimentos naturais, manter uma dieta equilibrada, se vacinar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.”

Apesar de recomendações simples, a SBOC encontra dificuldade para que as pessoas mudem suas rotinas e adotem comportamentos mais saudáveis. “Ao contrário do caso do cigarro, em que a relação com o câncer de pulmão é direta, os impactos do estilo de vida na saúde são pouco palpáveis para a maioria das pessoas, pois é muito difícil dizer com precisão o que originou o tumor; se foi o consumo de álcool ou de carnes processadas.”

Em pesquisa feita pela SBOC em 2017, com 1.500 pessoas em todo o país, metade declarou que não faz exercício físico. Uma em cada quatro pessoas entrevistadas não vê a obesidade como problema relacionado ao câncer.

 

 

 

Fonte: Bem Paraná – acesso 05/02/2020 – https://www.bemparana.com.br/noticia/parana-deve-registrar-35-mil-novos-casos-de-cancer-neste-ano#.Xjq3KU9Ki1s

Comentários