
Paraná cresce 66% na abertura de empresas em janeiro, e é o 2º mais ágil do país
por guaranoticias
Atualizado às 09h05
O Paraná iniciou 2025 com um crescimento de 66% na abertura de empresas em janeiro, totalizando 19.225 novos registros, contra 11.586 no mesmo período de 2024. O aumento foi impulsionado por microempreendedores individuais, empresas limitadas, sociedades anônimas fechadas, cooperativas e consórcios. O estado também se destacou pela agilidade, com uma média de 8 horas e 55 minutos para a abertura de empresas, segundo a Jucepar. O total de novos negócios cresceu 48%. Marcos Rigoni, presidente da Jucepar, ressalta o bom momento da economia paranaense.
O programa Descomplica Paraná concedeu o selo de Baixo Risco a 3.724 empresas em janeiro, isentando-as de alvarás e licenciamentos para 771 atividades. No ranking nacional, o Paraná subiu do 7º para o 2º lugar em tempo de abertura de empresas, atrás apenas de Sergipe. O tempo médio no Brasil foi de 24 horas.
Fonte: AERP Paraná – JUCEPAR – Flávia Consoli – acesso em 10/02/2025 – https://aerp.org.br/redeaerp/parana-cresce-66-na-abertura-de-empresas-em-janeiro-e-e-o-2o-mais-agil-do-pais/
Foto: ilustrativa – Paula Neves