Natureza responde ao isolamento social

por guaranoticias

Atualizado às 13h27

A natureza está se manifestando em relação à quarentena e à ausência dos seres humanos nos espaços públicos ao redor do mundo, segundo a The Conversation. Apesar de alguns relatos terem sido falsos, como os golfinhos que supostamente teriam aparecido em Veneza, outros são verdadeiros.

“Pessoas têm visto um leão da montanha vagando pelas ruas de Santiago, no Chile, e perus selvagens em Oakland, Califórnia. Macacos recuperaram ruas da cidade na Tailândia e cervos vagam por estações de trem e estradas no Japão”, diz o relatório.

Ao longo da história, a natureza mostrou uma propensão a recuperar terras depois que os humanos se foram. Em Chernobyl, por exemplo, a radiação não foi suficiente para suprimir as populações de lobos cinzentos, mapaches, javalis eurasians e raposas. Da mesma forma, a zona desmilitarizada coreana tornou-se um refúgio para inúmeras espécies ameaçadas.

“As cidades podem ser lugares hostis à vida selvagem urbana devido a habitat fragmentado, poluição, colisões nas estradas e distúrbios e conflitos com as pessoas. Mas, sob um bloqueio de coronavírus, essas ameaças são bastante reduzidas. Por exemplo, o declínio da atividade econômica na Europa e na China levou a melhorias na poluição do ar, que é conhecida por afetar gravemente as aves urbanas”, completa.

A poluição luminosa também pode cair nas cidades como resultado do coronavírus, como se os prédios de escritórios desligassem a iluminação noturna e os campos esportivos estivessem vazios. Isso beneficiaria espécies noturnas, como mariposas e morcegos. A luz artificial pode interferir na reprodução, nas interações com predadores e presas e na migração.

“As ervas daninhas geralmente têm uma má reputação por ocupar jardins e estradas. No entanto, alguns, como o dente-de-leão, fornecem excelentes recursos de floração para abelhas, borboletas e pássaros nativos”, conclui.

 

 

Fonte e foto: Agrolink – Portal do Agronegócio – acesso 17/04/2020 – https://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/natureza-responde-ao-isolamento-social-195108

Comentários