Missas, casamentos e batismo não podem ter mais de 50 pessoas, decide Arquidiocese

Aos idosos recomenda-se que participem pelos meios de comunicação (rádio, TV, internet...)

por guaranoticias

Atualizado às 14h26

A Arquidiocese de Curitiba divulgou nesta terça-feira que, diante das medidas anunciadas pelo Governo do Paraná acerca das medidas de prevenção ao COVID-19, e seguindo orientações de autoridades sanitárias e em comunhão com a CNBB e outras arqui(dioceses), as celebrações das Missas, Matrimônios, Batismos, e momentos devocionais (novenas, vigílias eucarísticas, etc.), não devem ultrapassar o número de cinquenta pessoas.

Outra medida é que a Comunhão Eucarística deve agora se restringir à entrega na mão do comungante e não mais na boca, como ocorria em alguns casos.

Aos idosos recomenda-se que participem pelos meios de comunicação (rádio, TV, internet…).

E ainda, ficam suspensas até nova determinação os programas e atividades da Catequese. O mesmo vale para encontros de evangelização, outras atividades pastorais ou de promoções sociais patrocinados por paróquias e outras instituições eclesiais.

O arcebispo Dom Perozzo, orienta ainda que o Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística devem evitar a visitação às casas de idosos e/ou doentes. Porém os padres, ante solicitação, não devem deixar de levar e administrar a Unção dos Enfermos a qualquer doente grave. Sempre com os cuidados necessários, ressalta.

Aos “grupos de famílias”, que nos períodos de Quaresma se reúnem nas casas para se preparar para a Páscoa, recomenda-se que cada família o faça em sua própria casa. Mas não deixe de rezar. A humanidade precisa muito, orienta o arcebispo.

“Promovam-se nas celebrações comunitárias possíveis, mas também, servindo-se de todos os meios de contatos entre as pessoas de sua comunidade, intensas campanhas de oração para que possa a família humana suplantar esta pandemia. Há testemunhos da história a atestar que as preces de um povo orante alcançam as bênçãos de um Deus providente”, diz um trecho da nota.

Sobre a Semana Santa a Arquidiocese diz que será preciso aguardar novas orientações.

 

 

Foto Patrick Madeira – Arquidiocese de Curitiba
Fonte: Banda B – acesso 17/03/2020 – https://www.bandab.com.br/geral/missas-casamentos-e-batismo-nao-podem-ter-mais-de-50-pessoas-decide-arquidiocese-de-curitiba/

Comentários