
MÊS DA SAÚDE ORAL: GUARAPUAVA RECEBE 76 APARELHOS ODONTOLÓGICOS PARA MELHOR ATENDER A POPULAÇÃO
por guaranoticias
Atualizado às 09h46O Dia Mundial da Saúde Oral de 2025, celebrado em 20 de março, traz um novo tema: “Uma boca feliz é… uma mente feliz”. A campanha, lançada em setembro de 2024 durante o Congresso Mundial de Odontologia da FDI (Federação Odontológica Mundial), em Istambul, busca destacar a conexão direta entre a saúde bucal e o bem-estar mental. Cuidar da boca é essencial não apenas para a saúde física, mas também para a saúde emocional e psicológica, promovendo uma vida mais plena e feliz.
Em comemoração ao Mês da Saúde Oral, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, informa que recebeu 38 novos aparelhos de ultrassom e 38 fotopolimerizadores no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Com essa aquisição, será possível suprir as necessidades de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, melhorando significativamente a capacidade de atendimento e oferecendo mais conforto e qualidade nos procedimentos odontológicos.
Nesta sexta-feira (28), Prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, acopanhado do Secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld, e dos vereadores Buiu Martins e Nego Silvio, acompanhou a entrega dos aparelhos na UBS Paz e Bem. OS demais equipamento serão entregues pelos profissionais do CEO nas 28 UBS do município que possuem consultório odontológico.
“Esses equipamentos são de extrema importância para a saúde bucal da nossa população, pois vão permitir um atendimento odontológico ainda mais qualificado e eficiente. A odontologia é uma área fundamental da saúde pública, e esses novos recursos irão suprir a demanda de tratamentos com tecnologia de ponta, proporcionando mais conforto e rapidez nos procedimentos. A saúde bucal está diretamente ligada à qualidade de vida e ao bem-estar das pessoas. Ao melhorar o acesso e a qualidade dos serviços odontológicos, estamos garantindo que cada cidadão possa cuidar da sua saúde com dignidade. Com esses novos equipamentos, nossa rede de saúde será fortalecida e estaremos mais preparados para atender todas as necessidades da nossa população, promovendo uma saúde bucal de excelência!”, comentou o secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld.
O ultrassom odontológico é utilizado principalmente para a remoção de tártaro e limpeza dos dentes, ajudando a manter a saúde bucal dos pacientes de maneira eficaz e minimamente invasiva. Já o fotopolimerizador é essencial para a cura de resinas compostas utilizadas em restaurações dentárias, garantindo tratamentos mais rápidos e seguros.
A Chefe de Divisão de Saúde Bucal, Letícia Tossolini Rita, falou sobre os benefícios dos aparelhos para a população. “A entrega dos aparelhos fotopolimerizadores e de ultrassom é uma grande conquista para a saúde pública, pois, além de otimizar nosso trabalho, garante à população a realização de procedimentos de alta performance. Desta forma, estaremos assegurando restaurações dentárias de qualidade e longevidade com os aparelhos fotopolimerizadores novos, calibrados e digitais. Além disso, os aparelhos de ultrassom irão aperfeiçoar os procedimentos de limpeza dentária e a adequação do meio bucal nas diferentes faixas etárias e condições clínicas. Em meu nome e de todos os colegas, externo meu agradecimento e satisfação pela aquisição e entrega destes equipamentos, que com certeza farão muitos guarapuavanos sorrir. Vamos continuar trabalhando juntos para oferecer o melhor atendimento à nossa população!”, declarou Letícia.
A importância da saúde bucal e mental
Desde 2007, o Dia Mundial da Saúde Oral tem o objetivo de aumentar a conscientização global e incentivar ações práticas para promover a boa saúde bucal. Em 2025, a mensagem da campanha reforça o impacto positivo que a saúde bucal pode ter na mente, destacando que uma boca saudável contribui diretamente para uma mente saudável e para uma melhor qualidade de vida.
As doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo e estão frequentemente associadas a outros problemas graves de saúde. Essas condições podem causar dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e absenteísmo no trabalho ou na escola. Por isso, a FDI destaca que pequenas ações diárias são fundamentais para reduzir a prevalência dessas doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Além de ser essencial para funções como falar, mastigar e respirar, a boca é a principal porta de entrada para bactérias e microrganismos que podem afetar a saúde geral do corpo. Cuidar da boca, portanto, é uma forma de proteger o organismo contra várias doenças e de promover o bem-estar.
Entre os problemas bucais mais comuns, destacam-se:
- Cárie: Decorrente de higiene inadequada, ingestão de doces ou complicações de outras condições de saúde, como tratamentos de câncer.
- Lesões bucais e aftas: Inchaços ou feridas na boca, causadas por herpes, candidíase ou próteses mal ajustadas.
- Mau hálito: Pode ter origem na má higiene, problemas de saúde sistêmicos ou saburra lingual, que é uma placa bacteriana formada na língua.
- Gengivite: Inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana.
- Placa bacteriana: Acúmulo de bactérias na boca, que pode causar cáries e tártaro.
- Tártaro: Endurecimento da placa bacteriana nos dentes, prejudicando a saúde bucal.
Cuidar da boca é simples e pode ser feito com atitudes diárias. Algumas dicas importantes incluem:
- Escolher a escova de dentes adequada;
- Escovar os dentes e usar fio dental após cada refeição;
- Escovar os dentes antes de dormir;
- Trocar a escova de dentes a cada três meses;
- Limpar a língua com um raspador para remover a saburra lingual;
- Manter uma alimentação saudável e evitar o consumo excessivo de açúcar;
- Usar creme dental com flúor;
- Evitar próteses mal ajustadas;
- Não fumar e evitar o consumo de álcool;
- Visitar o dentista regularmente.
Fonte e fotos: SECOM – Acesso em 05/03/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/mes-da-saude-oral-guarapuava-recebe-76-aparelhos-odontologicos-para-melhor-atender-a-populacao/