
HOSPITAL SÃO VICENTE DE GUARAPUAVA CELEBRA 112 ANOS COM PRIMEIRA TURMA DE RESIDENTES EM MEDICINA
por guaranoticias
Atualizado às 09h13O Hospital São Vicente de Paulo completa 112 anos neste mês de fevereiro e celebra uma conquista histórica, a formação da primeira turma de médicos-residentes. Em parceria com o Centro Universitário Campo Real, a cerimônia de colação de grau aconteceu na noite dessa sexta feira (21), no auditório do São Vicente Cidade dos Lagos.
O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, destacou a importância da formação dos primeiros médicos-residentes do Hospital São Vicente, ressaltando que a qualificação profissional fortalece a saúde pública e privada. Ele também enfatizou o compromisso da Prefeitura em apoiar iniciativas que ampliem o atendimento.
“É uma grande satisfação participar deste momento histórico para Guarapuava e para a saúde da nossa região. A formação dos primeiros médicos-residentes do Hospital São Vicente reforça o compromisso com a qualificação profissional e a ampliação do atendimento especializado. Investir na capacitação de novos especialistas significa fortalecer a saúde pública e privada, garantindo um serviço de excelência para nossa população. Parabenizo todos os formandos, as instituições envolvidas e reafirmamos o apoio da Prefeitura para que esse programa continue crescendo e beneficiando nossa cidade”, declarou o prefeito.
A residência médica é uma etapa essencial na carreira de um médico, permitindo sua especialização e aprofundamento em uma área específica. O programa do Hospital São Vicente teve início em 2019, com a criação da Coordenação de Residência Médica (COREME), sob a liderança do diretor-clínico Eduardo Borges. O curso é realizado nas duas unidades do hospital, com apoio da Campo Real e supervisão do Ministério da Educação (MEC).
“Formamos nossos quatro primeiros residentes nas especialidades de ginecologia e cirurgia geral. A residência médica é uma etapa essencial na formação do médico, pois permite que ele se aprofunde em sua área de atuação, adquirindo conhecimentos práticos e experiência. Durante esse período, que é intenso e desafiador, muitas vezes, aprende-se mais em três ou quatro anos de residência, do que nos seis anos de graduação. Essa vivência faz toda a diferença, tanto para o futuro profissional do médico quanto para a qualidade do atendimento aos pacientes”, destacou o médico.
Nesta primeira turma, quatro médicos concluíram a residência: Luara Grande e Eloísa Fávaro, em ginecologia/obstetrícia e Susy Oliveira Andrade e Victor Andriola Taborda, em cirurgia geral.
Para 2025, a previsão é de que mais 21 residentes concluam a formação, abrangendo especialidades como pediatria, cardiologia, medicina intensiva e anestesiologia. No mesmo ano, 18 novos profissionais ingressam no programa.
As residentes Luara Grande e Eloísa Fávaro destacam a importância do apoio da Prefeitura em sua formação. “A Prefeitura nos ajudou muito, especialmente com o projeto de métodos contraceptivos na clínica da mulher. Isso beneficiou não apenas a nossa formação, mas toda a população”, afirmaram.
Para ingressar na residência do São Vicente/Campo Real, os candidatos passam por um processo seletivo rigoroso. Uma vez aprovados, dedicam 60 horas semanais a atividades hospitalares, sob a orientação de médicos experientes.
Fonte e fotos: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 24/02/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/hospital-sao-vicente-de-guarapuava-celebra-112-anos-com-primeira-turma-de-residentes-em-medicina/