GUARAPUAVA RECEBE PRÊMIO NACIONAL POR INICIATIVA DE COMBATE À TUBERCULOSE NO SISTEMA PRISIONAL

por guaranoticias

Atualizado às 15h08

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), foi reconhecida nacionalmente por sua atuação no enfrentamento à tuberculose entre pessoas privadas de liberdade. O município foi premiado na Chamada Pública para Mapeamento de Experiências Exitosas de Enfrentamento da Tuberculose entre Pessoas Privadas de Liberdade, promovida pelo Ministério da Saúde.

 

A experiência premiada relata o trabalho desenvolvido na PIG, onde a Secretaria Municipal de Saúde implementou o uso do Teste Rápido Molecular para Tuberculose já na triagem inicial de entrada, mesmo na ausência de sintomas. A medida permitiu o diagnóstico e início precoce do tratamento em seis casos, sendo que quatro dos pacientes não apresentavam sinais clínicos da doença.

 

O secretário de saúde, Márcio Brunsfeld destacou à importância deste trabalho realizado pelas profissionais de saúde. “O município de Guarapuava resgata seu protagonismo regional, estadual, e agora com este prêmio, o nacional. O trabalho das enfermeiras do município, em conjunto com a equipe da penitenciária e a Secretaria de Segurança, mostra o quanto a saúde prisional pode ser qualificada quando feita com responsabilidade e compromisso”, afirmou.

 

A iniciativa surgiu após a constatação de que muitas pessoas já ingressaram na unidade prisional com a doença. Desde então, todos os novos internos, em média de 8 a 10 por semana, passam pelo exame logo na chegada. A coleta do material é realizada pela equipe da PIG, e a análise é feita pela Prefeitura. Com a mudança, houve também redução no número de encaminhamentos de detentos para as UPAs, já que o atendimento passou a ser feito dentro da unidade, uma vez por semana.

 

O prefeito de Guarapuava,  Denilson Baitala, reforçou a importância da ação.  “Esse prêmio reconhece a seriedade com que Guarapuava trata a saúde pública em todas as frentes. O cuidado com a população privada de liberdade também é compromisso da nossa gestão”.

 

O projeto torna Guarapuava o único município do Paraná a realizar o teste molecular de tuberculose na entrada do sistema prisional. Esta ação representa um avanço inédito em 17 anos de funcionamento da penitenciária. “É uma satisfação receber esse reconhecimento por um trabalho que realizamos há muitos anos, mas que agora foi intensificado, tanto na técnica quanto no cuidado. Nosso foco é a qualidade de vida dos internos, o que também impacta positivamente os indicadores de saúde do município”, relatou Luciana Vargas, enfermeira responsável pela ação dentro da PIG.

 

O diretor da Penitenciária Industrial de Guarapuava, em nome da Polícia Penal e do coordenador Marlon, também celebrou a conquista. “Se não identificássemos a tuberculose logo na entrada, muitos detentos poderiam transmitir a doença a outros presos, aos funcionários e até à comunidade. Graças ao esforço conjunto com a Secretaria de Saúde e ao trabalho das enfermeiras, hoje temos um controle muito mais eficaz dentro da penitenciária”, ressaltou.

 

A conquista reforça o compromisso da Prefeitura de Guarapuava com a promoção da saúde em todos os territórios do município, inclusive nos espaços de privação de liberdade. Por meio da atuação integrada entre equipes técnicas, gestão pública e instituições parceiras, o município segue avançando em práticas inovadoras que fortalecem o sistema de saúde, garantem dignidade no atendimento e contribuem para a melhoria dos indicadores de saúde pública.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte e fotos: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 08/07/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/guarapuava-recebe-premio-nacional-por-iniciativa-de-combate-a-tuberculose-no-sistema-prisional/

Comentários

deneme bonusu deneme bonusu veren siteler youtube mp3