GUARAPUAVA MOBILIZA COMUNIDADE NO COMBATE ÀS DROGAS E ÁLCOOL

por guaranoticias

Atualizado às 14h17

Em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Álcool, instituído pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo nesta quinta feira (20), uma blitz educativa com o objetivo de sensibilizar a população sobre os danos causados pelo consumo de álcool, drogas e tabaco, incluindo o cigarro eletrônico.

 

 

A programação do evento é dividida em dois momentos, com ações em pontos estratégicos da cidade. Pela manhã a ação aconteceu, das 9h às 11h, em frente à Unicentro, Santa Cruz, com abordagens e distribuição de panfletos informativos. À tarde, das 13h30 às 16h, a ação será na Praça 9 de Dezembro, esquina com a Caixa Econômica, com o mesmo formato de blitz e distribuição de material educativo.

 

 

A mobilização conta com a participação das equipes do CAPS AD, CAPS II, COMUD, CMS e outras instituições parceiras. “Nossa gestão tem se dedicado a enfrentar esse desafio, especialmente entre os jovens. Sabemos que a prevenção e o apoio são essenciais para superar essa questão. Este é um trabalho contínuo. Reforço a importância de todos estarem atentos e buscarem os serviços disponíveis. Estamos unidos nessa luta pela saúde e bem-estar de nossa comunidade’, destacou o prefeito Denilson Baitala.

 

 

A chefe da Divisão de Promoção à Saúde, Ana Paula de Araújo, destaca a relevância dessa mobilização, especialmente para os jovens. Ela explica que as ações incluem, além da orientação sobre o uso de substâncias, a divulgação do programa de controle do tabagismo do município, voltado para quem deseja parar de fumar ou reduzir o consumo de cigarros.

 

 

“O município tem observado um aumento no consumo de álcool e cigarro eletrônico, especialmente entre jovens e adolescentes, o que tem gerado uma preocupação na atual gestão, por isso estamos buscando implementar mais ações como esta para enfrentar o problema. É importante lembrar que o município oferece serviços especializados para quem busca apoio. O CAPS AD, por exemplo, realiza atendimento a pessoas com abuso de substâncias, enquanto as unidades básicas de saúde contam com psicólogos para auxiliar casos mais leves. O programa de controle do tabagismo tem atualmente cerca de 700 pessoas na fila de espera para iniciar o tratamento”, explica Ana Paula.

 

 

A população também está sendo orientada a atualizar seus cadastros nas unidades básicas de saúde e a instalar o aplicativo Fala Saúde do município, que facilita o agendamento de consultas e o acesso a exames e receitas.

O coordenador da Casa de Reabilitação Amor e Atitude, Márcio Meira de Oliveira, também participou da ação e destacou a importância do apoio oferecido pelo município aos dependentes químicos. Ele compartilhou a realidade de muitos jovens, que iniciam o consumo de drogas ainda muito cedo, por volta dos 10 ou 11 anos. “Normalmente, a busca por ajuda surge do desespero de familiares que veem seus filhos se perderem. A Casa de Reabilitação, assim como os serviços oferecidos pelo município, proporciona o suporte necessário para quem precisa. Por isso, é fundamental que aqueles que necessitam de ajuda procurem esses serviços”, explicou.

 

 

Aqueles que necessitam de apoio podem procurar os CAPS AD, localizado na rua Frei Caneca, 3456, Santa Cruz, e o CAPS II, que fica na rua Padre Chagas, 2568, Centro. Além disso, é possível buscar ajuda na Casa de Reabilitação Amor e Atitude pelo telefone (42) 99812-4553, onde será realizada uma triagem para encaminhamento médico.

 

 

 

Fonte e fotos: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 20/02/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/guarapuava-mobiliza-comunidade-no-combate-as-drogas-e-alcool/

Comentários

deneme bonusu deneme bonusu veren siteler youtube mp3