
GUARAPUAVA CELEBRA DIA DO TRABALHADOR COM A TRADICIONAL PESCARIA
por guaranoticias
Atualizado às 09h05A tradicional Pescaria do Trabalhador, organizada pela Prefeitura de Guarapuava por meio da Secretaria de Agricultura, foi realizada com sucesso, comemorando mais de 50 anos de história. O evento reuniu pescadores de todas as idades e proporcionou uma tarde cheia de diversão, contato com a natureza e prêmios para quem pegou os maiores peixes.
Essa festividade representa um momento de valorização e reconhecimento dos nossos trabalhadores de Guarapuava e região. A tradição também carrega um forte simbolismo cultural, preservando práticas simples que remetem às raízes do interior e celebram o contato com a natureza.
A pescaria teve início nas primeiras horas da manhã desta quinta (1º). Desde cedo, os moradores se espalharam pelas margens do lago, em busca do peixe mais pesado e comprido. Entre eles estava Ildo da Rocha, morador de Guarapuava e pescador de longa data.
Entre os participantes da pescaria, muitos buscam não apenas pegar peixes, mas também aproveitar um momento de lazer e tranquilidade. “A pescaria é uma forma de descansar e se distrair um pouco, é muito divertido. Acho muito legal essa iniciativa da prefeitura de reunir o pessoal no lago. No Dia do Trabalhador, geralmente não tem muita coisa pra fazer, então esse tipo de evento é importante, especialmente pra gente que já tem uma certa idade. É uma oportunidade de se divertir e aproveitar o dia.” Destacou o morador.
Quem também aproveitou o feriado para participar da pescaria foi Jaqueline Vogel, que levou os filhos para curtir o evento. Para ela, o encontro representa um momento especial em família, cheio de significado. “Acho muito bonito ver todo mundo reunido, é um momento importante para a família, especialmente para os filhos. Estamos aqui curtindo esse tempo juntos, aproveitando esse momento de lazer. Trouxe meus filhos de 8 e 10 anos e eles estão se divertindo bastante”.
Para o secretário de Agricultura, Celso Fernando Doliveira, o evento reflete o compromisso da cidade em valorizar a classe trabalhadora e promover um ambiente de união, das famílias estarem juntas. “A pescaria é uma oportunidade de relaxamento e de confraternização entre amigos e familiares. É um momento do pai estar junto com o filho, dos irmãos estarem juntos, conversando e refletindo em volta da lagoa ou dos rios. Esse é o principal sentido dessa atividade como parte da festividade do Dia do Trabalhador em Guarapuava.”, destacou o secretário.
Os pescadores disputaram pela captura do maior peixe, com momentos de pura emoção à medida que os peixes mais pesados e compridos eram retirados do lago. Os vencedores, além dos prêmios, receberam muitos aplausos.
A Pescaria do Trabalhador não é apenas uma competição, mas uma celebração da cultura, da união e da força do trabalho de Guarapuava. Em cada lançamento de linha, em cada peixe pescado, a Pescaria se reafirma como um símbolo de valorização do trabalhador e da identidade cultural de Guarapuava.
Peixe mais comprido:
1° LUGAR – Adrion 63cm 2° LUGAR – Albari 61cm 3° LUGAR – Houve empate entre os irmãos Jonas e Lucas 58cm
Peixe mais pesado:
1° LUGAR – Andrion 8.849
2° LUGAR – David 2.725 3° LUGAR – Maicom 2.305
Fonte e fotos: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 02/05/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/guarapuava-celebra-dia-do-trabalhador-com-a-tradicional-pescaria/