
GUARAPUAVA AVANÇA NA SAÚDE INFANTIL AO IMPLEMENTAR VACINAÇÃO CONTRA TUBERCULOSE EM RECÉM-NASCIDOS NAS MATERNIDADES
por guaranoticias
Atualizado às 08h33A partir desta segunda-feira (24), as crianças nascidas nas maternidades de Guarapuava recebem uma importante proteção logo após o nascimento: a vacina BCG. A medida, que visa fortalecer a saúde pública do município, foi oficialmente implementada para facilitar o acesso à imunização e garantir mais segurança para os recém-nascidos. A vacinação já pode ser realizada dentro das maternidades, sem a necessidade dos pais se deslocarem até os postos de saúde.
“Bem melhor que antes, a gente tinha que ir até o posto, às vezes nem tinha a vacina, e tinha que voltar outro dia. Agora, a criança já sai vacinada, já sai protegida. Ficou bem melhor”, afirmou Flávia Boaventura, mãe, satisfeita com a mudança.
A nova estratégia foi pensada com muito carinho pela Secretaria Municipal de Saúde, especialmente para as famílias que moram em áreas mais distantes do centro. “Pensamos principalmente nas famílias e nas crianças que precisavam se deslocar até o Centro de Guarapuava para vacinar o bebê, muitas vezes tendo que voltar em outro dia. Agora, as crianças sairão das maternidades já imunizadas”, explicou a diretora de vigilância em saúde, Marlene Terezinha Borecki.
Além disso, a ação está sendo realizada em conjunto com o programa “Mamãe Guará”, que já realiza visitas às mães e recém-nascidos. A logística da visitação será otimizada para incluir a administração da vacina BCG, garantindo que os bebês sejam vacinados sem que os pais precisem sair do hospital. A enfermeira, Géssica Silva, reforçou o objetivo de tornar o processo mais simples e eficiente. “O objetivo é facilitar a vida das mães. Elas não precisarão mais se deslocar até a unidade básica de saúde para a vacinação, pois a criança já sairá do hospital com a imunização.”
A ação é uma estratégia importante no combate à mortalidade infantil e na proteção contra as formas graves da tuberculose, como a meníngea e a miliar. “ A vacina BCG será administrada em todas as crianças nascidas nos hospitais de Guarapuava, uma decisão tomada em conjunto com os municípios da 5ª Regional de Saúde”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld.
O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, ressaltou a importância dessa medida, que também comemora o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado nesta data. “Com a aplicação da vacina logo após o nascimento, garantimos que nossas crianças já saiam protegidas, dando mais segurança às famílias e contribuindo para a saúde preventiva”, destacou.
Fonte e foto: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 25/03/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/guarapuava-avanca-na-saude-infantil-ao-implementar-vacinacao-contra-tuberculose-em-recem-nascidos-nas-maternidades/