Frio do inverno liga alerta para prevenção da pneumonia e gripe

por guaranoticias

Atualizado às 08h50

 

Dados da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) mostram que de janeiro a abril deste ano 9.950 pessoas foram internadas no Paraná para tratamento de pneumonia ou influenza (gripe), uma média de 82 internamentos por dia, com 1.521 óbitos. Os números evidenciam a importância de redobrar os cuidados com essas doenças durante o período mais frio do ano, quando as ocorrências costumam aumentar.

 

 

Em 2023 a média diária de internações foi de 91 pessoas nos primeiros quatro meses, com 1.145 mortes. Em todo o ano de 2023, a base de dados dos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) contabilizou 3.694 internamentos e 4.409 óbitos.

 

 

Essas doenças podem ser prevenidas com vacina, muita hidratação e cuidado em manter ambientes arejados.

É preciso ficar atento aos sintomas da doença, não descuidar com a hidratação, evitar contato com pessoas que estejam com sintomas e atentar para a etiqueta respiratória.

 

 

Em caso de suspeita da doença, o usuário do SUS deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, onde será avaliado pelas equipes. Caso haja a necessidade de um tratamento intensivo, o paciente poderá ser encaminhado para uma unidade de referência.

 

Alguns dos principais sintomas da doença são tosse, dor de garganta, dor de cabeça, mal-estar e dor no corpo, secreção nasal excessiva e febre. Alguns casos podem evoluir para complicações como pneumonia, portanto, o cuidado com a saúde e prevenção são essenciais.

 

O tratamento da pneumonia se dá de acordo com o micro-organismo causador da doença. Nas bacterianas, o antibiótico é uma das alternativas, já quando é causada por vírus, o tratamento inclui oseltamivir, medicamento antiviral para tratamento de influenza, e medidas medidas de suporte: controle de dor, assistência psicológica, assistência nutricional, reabilitação física, odontologia, medicina integrativa.

 

 

As vacinas contra a influenza e antipneumocócica reduzem as internações e a mortalidade por pneumonia.

 

 

Fonte: AEN Paraná – Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa)- acesso em 04/07/2024 – https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Frio-do-inverno-liga-alerta-para-prevencao-da-pneumonia-e-gripe

 

Foto: Paula Neves – Ilustrativa

Comentários

deneme bonusu deneme bonusu veren siteler youtube mp3