
ESCOLA DOMINGOS SÁVIO REALIZA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PLANTAS MEDICINAIS
por guaranoticias
Atualizado às 09h24A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Educação, acompanhou nesta quarta-feira (28), a apresentação das atividades do projeto “Extensão Universitária e Plantas Medicinais: um projeto de educação ambiental e resgate dos saberes em uma escola de Guarapuava”, aprovado pela Unicentro e desenvolvido na Escola Municipal Domingos Sávio.
A ação é viabilizada por meio de uma parceria entre a Unicentro, a Itaipu e a Prefeitura de Guarapuava, com apoio de bolsistas, professores e estudantes de graduação. São esses bolsistas, junto aos coordenadores do projeto, os responsáveis por colocar as ações em prática diretamente com os alunos da escola. O projeto também prevê a produção de conteúdos científicos e pedagógicos.
A diretora da escola, Gracielle Primak, destacou a importância do projeto: “Esse projeto visa trabalhar a compostagem, a dengue e a plantação de ervas medicinais com toda a escola, com todos os alunos da instituição. Estaremos trabalhando também para o Desafio LED, da Globo, e para o Prêmio Agrinho, tudo incluído nesse projeto. É uma baita parceria. Os alunos de Farmácia e Biomedicina vêm à escola duas vezes por semana, desenvolvendo atividades com as turmas da Educação Infantil ao 5º ano. Semana passada, por exemplo, fizeram bala de banana na cozinha com as crianças”, contou a diretora.
Como explicam as coordenadoras do projeto, Juliana Bonini e Ana Lima, a escolha da Escola Domingos Sávio foi baseada em um estudo técnico realizado pela equipe, que considerou critérios como localização, estrutura, nível de envolvimento da comunidade escolar e potencial de impacto social. Durante a apresentação, foram detalhados os objetivos e as etapas de execução da proposta, que seguirá em desenvolvimento até setembro de 2025.
O prefeito Denilson Baitala acompanhou a atividade e reforçou o apoio da gestão municipal “A Prefeitura está à disposição da escola e da universidade para contribuir no que for necessário. Esses projetos são fundamentais para fortalecer a relação entre escola, meio ambiente e ciência. Reafirmamos nosso compromisso com essa parceria e já estamos trabalhando para viabilizar outras iniciativas como essa”, afirmou o prefeito.
Fonte e foto: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 29/05/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/escola-domingos-savio-realiza-apresentacao-de-projeto-de-extensao-sobre-educacao-ambiental-e-plantas-medicinais/