Decreto reajusta piso dos professores da educação básica em Guarapuava

por guaranoticias

Atualizado às 09h11

A Prefeitura Municipal de Guarapuava reajustou por decreto o piso salarial dos profissionais do magistério público que atuam na educação básica da cidade para o valor de R$ 2.886,15 quando a jornada for de 40 horas semanais. O decreto adéqua o valor ao piso nacional da categoria. Por lei os municípios são obrigados, desde 2008, a pagar um valor mínimo para os profissionais da educação básica.

Em 2020 o reajuste foi de 12,84%. O cálculo que define o percentual é feito pelo Ministério da Educação. Por um lado o piso nacional tem garantido melhores remunerações aos professores que atuam na rede básica do ensino público. Por outro lado preocupam administrações municipais que frequentemente sofrem com problema de receita.

Decreto

Em Guarapuava, desde 2019, a equiparação dos salários com o piso é feita com decreto, sem necessidade aprovação na Câmara de Vereadores. Isso ocorre porque em 2018 os vereadores aprovaram o reajuste do piso e também autorizaram o prefeito a fazer a equiparação por decreto nos anos seguintes.

 

 

Fonte: Central Cultura de Comunicação – acesso 28/01/20 – https://www.bemparana.com.br/noticia/mulher-com-suspeita-de-coronavirus-esta-internada-em-minas-gerais#.XjAiA09Ki1s

Comentários