
COMITIVA DE GUARAPUAVA REALIZA VISITA TÉCNICA EM CASCAVEL PARA APRIMORAR ATENDIMENTO A ALUNOS COM TEA
por guaranoticias
Atualizado às 09h33Com o objetivo de aprimorar os serviços voltados ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma comitiva das Secretarias de Educação e de Saúde de Guarapuava realizou, nesta semana, uma visita técnica à Clínica Escola CETEA Juditha Paludo Zanuzzo, em Cascavel. A ação reuniu profissionais do Departamento de Educação Especial, da atenção à saúde e da legislação educacional, além da equipe do transporte escolar.
O grupo foi recebido pela direção da clínica escola, onde pôde conhecer em detalhes o funcionamento do espaço, tanto na parte pedagógica quanto clínica, além de compreender o modelo de gestão, que integra saúde e educação para o atendimento especializado de estudantes com TEA.
“Essa visita técnica nos ajudou a entender melhor como funciona um serviço integrado entre saúde e educação. Com base nessa experiência, pretendemos aprimorar o nosso atendimento em Guarapuava, especialmente para pessoas de fora da rede regular que necessitam de um cuidado mais específico”, destacou Evelyse Borelli Gullo, diretora de Atenção à Saúde.
A comitiva também passou pela Secretaria de Educação de Cascavel, onde o Departamento de Transporte Escolar de Guarapuava participou de uma reunião técnica sobre organização e distribuição das rotas escolares, buscando boas práticas para aplicar no município.
Segundo Eliziane Silva, diretora do Departamento Pedagógico de Guarapuava, o principal objetivo da visita foi conhecer de perto as estratégias e experiências exitosas de Cascavel no atendimento a crianças com autismo.
“Estamos aqui numa parceria entre a Educação e a Saúde para conhecer a clínica escola que atende alunos com TEA. A ideia é trazer essas boas práticas para o nosso município e, assim, oferecer um atendimento ainda mais qualificado às nossas crianças”, afirmou Eliziane.
A clínica CETEA atende atualmente 84 alunos, com serviços integrados que seguem as diretrizes da Rede Municipal de Educação e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço foi idealizado justamente para responder às especificidades pedagógicas e clínicas dos estudantes com autismo, funcionando em regime regular, de segunda a sexta-feira.
“Hoje recebemos a equipe de Guarapuava com o intuito de apresentar esse modelo de atendimento que une esforços da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde. A escola segue o currículo da rede municipal e, ao mesmo tempo, oferece acompanhamento clínico de acordo com os princípios do SUS”, explicou Luciana Valquíria Gebert, coordenadora da Divisão de Educação Especial e Inclusão Escolar de Cascavel.
A visita técnica reforça o compromisso da gestão municipal de Guarapuava com a busca por soluções inovadoras e mais humanizadas no atendimento às pessoas com TEA.
Fonte e fotos: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 11/04/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/comitiva-de-guarapuava-realiza-visita-tecnica-em-cascavel-para-aprimorar-atendimento-a-alunos-com-tea/