
COM OBJETIVO DE ATENDER MELHOR A POPULAÇÃO, GUARAPUAVA REALIZA CAPACITAÇÃO EM COMPRAS E LICITAÇÕES PARA SECRETÁRIOS E SERVIDORES MUNICIPAIS
por guaranoticias
Atualizado às 09h17Na manhã desta segunda-feira (24), foi realizado, na Prefeitura Municipal de Guarapuava, o evento de lançamento do Curso de Capacitação em Compras e Licitações, promovido pela Secretaria de Administração, por meio dos Departamentos de Compras e Licitações. O objetivo é capacitar os servidores responsáveis pelo processo de compras, bem como outros interessados na área, para garantir o domínio das exigências legais e práticas de contratação pública.
A capacitação em Compras e Licitações é uma iniciativa essencial para a população de Guarapuava, pois garante que os servidores estejam preparados para realizar contratações públicas com mais eficiência, transparência e economia de recursos. Um dos problemas que podem estar presentes na administração pública é a burocracia e a falta de padronização nos processos, o que pode gerar atrasos, retrabalho e até desperdício de dinheiro público. Com a qualificação dos servidores, esses entraves são reduzidos, tornando as compras mais ágeis e assertivas, garantindo que serviços e obras cheguem à população de forma mais rápida e com melhor qualidade.
“Hoje nós iniciamos um projeto piloto da Secretaria de Administração, que é o programa de valorização do servidor e dentro desse contexto iniciamos a capacitação para os servidores da prefeitura. Afinal, todos têm uma ligação direta com a administração, porque todo o processo de contas e licitações passa pela Secretaria de Administração. Então, essa capacitação vai ser essencial para que nós busquemos a efetividade na padronização dos nossos documentos para ganharmos tempo e evitarmos qualquer retrabalho dos nossos processos, assim nossos processos serão rápidos e eficazes”, destacou o Secretário Municipal de Administração, Ricardo Facó de Albuquerque.
O evento de abertura do Curso de Capacitação em Compras e Licitações contou com a presença de secretários do município, acompanhados de servidores responsáveis pelo processo de compras, assim como os demais interessados nesta área de atuação. As capacitações serão realizadas entre os dias 24 de fevereiro e 10 de março, com carga horária de 4 horas por turma, os servidores poderão escolher a data e o período para participar da formação. As capacitações serão ministradas pela Diretora do Departamento de Compras, Georgia Pilati, advogada, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, e pelos Diretores do Departamento de Licitações, Jaqueline Loboda e Diego Volff, especialistas em Licitações e Contratos.
“É com grande satisfação que realizamos o lançamento das Capacitações em Compras e Licitações, um compromisso desta gestão com a qualificação dos servidores municipais. O objetivo é proporcionar conhecimentos técnicos e práticos sobre contratações públicas, simplificar processos, aumentar a transparência e garantir maior eficiência nas contratações, resultando em serviços de melhor qualidade, maior controle e economia de recursos”, comentou Diretora do Departamento de Compras e organizadora do curso, Georgia Pilati.
A capacitação é dividida em três etapas. Será abordado com os servidores sobre assuntos como o ETP (Estudo Técnico Preliminar), tema de referência, pesquisa de preço, análise de risco, modalidades e licitações. O objetivo da capacitação é valorizar os servidores que estão em todas as secretarias desenvolvendo esse trabalho e para que esclareçam dúvidas.
Estavam presentes no evento, o secretário de Administração, Ricardo Facó de Albuquerque; o secretário de Habitação, Gustavo Henrique Pedrosa; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Francisca Alves; a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e secretária Executiva, Ana Cláudia Klosouski de Andrade; a secretária de Cultura, Rossana Campelo Manfredini; a secretária de Educação, Rosana Schwartz; o secretário de Esportes e Recreação, Valdir Kukelcik; o secretário de Finanças, Luciano Crotti; a secretário de Meio Ambiente, Selba Peres Lopes; o secretário da Ouvidoria Geral, Romeu Rocha Júnior; o secretário de Planejamento e Urbanismo, Thiago Pfann; a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Costa; a procuradora-geral do município, Thieme Silvestri Netto; e o secretário de Turismo e Eventos, Álvaro Grummt Filho. As demais secretarias foram representadas por servidores.
Fonte e foto: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 25/02/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/com-objetivo-de-atender-melhor-a-populacao-guarapuava-realiza-capacitacao-em-compras-e-licitacoes-para-secretarios-e-servidores-municipais/