Câncer de boca: Diagnóstico precoce pode salvar vidas

por guaranoticias

Atualizado às 09h40

A  Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, de 1 a 7 de novembro, é reforçada a importância do diagnóstico precoce como fator principal para cura da doença, o que representa 95% de chance.

 

Como em estágio inicial o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomatologia, a consulta com o Cirurgião-Dentista a cada seis meses é ideal para avaliação e prevenção da doença.

 

Considerado o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil, o câncer de boca tem, na maioria dos casos, o diagnóstico tardio, com a descoberta da doença já em estágios avançados.

 

No entanto, existem alguns hábitos que podem ser adotados e ajudam na prevenção do aparecimento de tumores, como destaca o dentista e especialista em Saúde Coletiva da Neodent, João Piscinini.

 

O principal sintoma do câncer de boca é a presença de uma lesão — que pode se apresentar, por exemplo, como uma afta ou uma bolinha. Por isso, o especialista destaca a importância do auto exame.

 

 

Fonte: AERP Paraná – Fernanda Nardo – acesso em 03/11/2023 – https://aerp.org.br/redeaerp/cancer-de-boca-diagnostico-precoce-pode-salvar-vidas/

 

Foto: Paula Neves (ilustrativo)

 

Comentários