
Assembleia aprova em primeira discussão proposta de redução do IPVA no Paraná
por guaranoticias
Atualizado às 13h22
Assembleia aprova em primeira discussão proposta de redução do IPVA no Paraná
A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (2) em primeira discussão a proposta que reduz a alíquota do IPVA no Paraná. O governo também deve encaminhar em setembro um projeto que permitirá a renegociação de dívidas estaduais, como ICMS, IPVA e multas, com descontos de até 95% em encargos atrasados.
Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a medida amplia o sistema já existente de renegociação da Procuradoria-Geral do Estado, que oferece descontos e parcelamentos de acordo com o tipo de débito e a capacidade de pagamento dos contribuintes. Em julho, 85,8% das famílias paranaenses tinham dívidas, 12% estavam inadimplentes e 2,1% relataram não ter condições de pagar suas contas.
Paraná terá projeto pioneiro de hidrogênio renovável selecionado em plano nacional de descarbonização
Um consórcio formado pela Copel, Sanepar e outras instituições paranaenses está entre os cinco projetos escolhidos pelo governo federal para compor o plano de investimentos do Brasil junto ao Fundo de Investimento Climático – Descarbonização da Indústria (CIF-ID). O projeto Biogas-to-H2 Paraná prevê a produção de hidrogênio renovável a partir do biogás gerado em estações de tratamento de esgoto, com uso de tecnologia de reforma catalítica.
A iniciativa, liderada pela Copel Geração e Transmissão, tem participação de empresas, universidades e centros de pesquisa, e poderá produzir inicialmente 100 toneladas de hidrogênio por ano, com potencial de alcançar até 7 mil toneladas com a estrutura da Sanepar. O projeto foi selecionado entre 70 inscritos no país e integra o pacote que permitirá ao Brasil acessar até US$ 250 milhões em recursos internacionais para a transição energética até 2035.
Fonte: AERP PARANÁ – acesso em 03/09/2025 – https://aerp.org.br/redeaerp/assembleia-aprova-em-primeira-discussao-proposta-de-reducao-do-ipva-no-parana/
Foto: ilustrativa – Paula Neves