AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER MOBILIZAM COMUNIDADE DO BAIRRO INDUSTRIAL

por guaranoticias

Atualizado às 09h45

No mês de abril, a comunidade do Bairro Industrial em Guarapuava está sendo palco de uma série de ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Iniciada nesta segunda-feira (7) com um trabalho conjunto entre agentes de saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e voluntários locais, a ação tem como objetivo conscientizar a população sobre os tipos de violência que as mulheres sofrem e oferecer orientações sobre como buscar ajuda dentro da rede de apoio existente.

 

 

De acordo com Zeili Peres, voluntária e líder comunitária, a ação tem sido fundamental para a comunidade. “Eu sou voluntária e dona de casa, e vejo como essas ações têm impactado positivamente as mulheres aqui. A cada encontro, aprendemos mais e recebemos orientações essenciais. É muito importante para nós, pois quanto mais sabemos, mais podemos ajudar”, afirmou Zeili.

 

 

A psicóloga Tatiana Ramos, responsável pela organização das atividades, explicou que a ação foi estruturada a partir de rodas de conversa, oficinas e um ato simbólico. “A proposta é promover a educação sobre os ciclos de violência, orientando as mulheres e meninas sobre como identificar diferentes tipos de abuso e como procurar ajuda. Trabalhamos com a rede de apoio do bairro, incluindo as escolas e o CRAS, para fazer com que a informação chegue até todas”, detalhou Tatiana.

 

 

Além das rodas de conversa, um ato simbólico foi realizado, no qual as participantes rasgaram pequenos pedaços de copos descartáveis. “Cada pedaço rasgado representava uma situação vivida por mulheres vítimas de violência. Ao final, o copo foi reconstituído com um cartaz que trouxe a mensagem ‘A vida é melhor quando for juntas’, simbolizando a união da comunidade no enfrentamento da violência”, explicou a psicóloga.

 

 

As ações, que se estendem de 7 a 15 de abril, incluem diversas rodas de conversa com grupos de mulheres, adolescentes e estudantes da rede pública de ensino, com o objetivo de atingir diferentes faixas etárias e sensibilizar o máximo possível de pessoas sobre o enfrentamento da violência doméstica.

 

 

As atividades ocorreram em parceria com instituições locais e têm como principal objetivo fortalecer a rede de apoio às mulheres, orientando sobre como identificar e reagir diante de situações de violência. A iniciativa, que também envolveu a participação ativa de vereadoras e profissionais da saúde, tem sido uma grande aliada na luta contra o abuso feminino, promovendo mais segurança e bem-estar para as mulheres de Guarapuava.

 

 

 

Fonte e fotos: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 08/04/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/acoes-de-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher-mobiliza-comunidade-do-bairro-industrial/

Comentários

deneme bonusu deneme bonusu veren siteler youtube mp3