16º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR: Ocorrências de Sábado para Domingo

por guaranoticias

Atualizado às 08h14

 

OCORRÊNCIA COM ENCAMINHAMENTO:

01 – RESISTÊNCIA, DESOBEDIÊNCIA, DESACATO.

No dia 21 mar. 2020, às 22h30min, na Rua Dos Médicos, Residencial 2000, a equipe CHOQUE realizava patrulhamento na via, quando constatou que em uma residência havia um grupo de pessoas e um veículo VW Gol com Som excessivamente alto, a equipe fez contato com o proprietário da residência de 36 anos, o qual foi orientado a baixar o volume, após a equipe sair do local aproximadamente três quadras ouviu novamente o Som de músicas, retornado até a residência, constatado o volume excessivo, dada voz de abordagem pela equipe as pessoas, mas foi desobedecido pelo proprietário e outro individuo de 33 anos, ambos começaram a desacatar a equipe, com diversas palavras de baixo calão e xingamentos, momento que começaram a ir para cima da equipe, na tentativa de abordagem os mesmos resistiram fisicamente com socos e chutes, obrigando a equipe utilizar técnicas de imobilização. Após conter os dois indivíduos, os mesmos ameaçaram a equipe de morte, bem como outros policiais militares, várias pessoas que estavam no interior da residência tentaram agredir a equipe, sendo necessário a utilização do Espargidor. Após a contenção dos indivíduos foi dada voz de prisão aos indivíduos e recolhido o aparelho de som do veículo, e conduzidos até a 14ºSDP.

02 – DESACATO, DESOBEDIÊNCIA.

No dia 22 mar. 2020, às 02h10, na Rua 13 de Junho, Morro Alto, a equipe em patrulhamento verificou que havia aglomeração de pessoas e som alto. A equipe orientou quanto ao volume do som e ao risco de contágio do COVID-19. As pessoas no local reduziram o volume, e quando a equipe se distanciava, um dos indivíduos começou a gargalhar, com o intuito de provocar a equipe. Ao retornar no local, o indivíduo de 18 anos, repetiu a gargalhada e cuspiu. Foi dada voz de abordagem, todavia se negou a obedecer aos comandos e rindo, deu as costas a equipe e se dirigiu para dentro da residência proferindo ofensas aos policiais que estavam ali cumprindo seu dever. Ao ser orientado sobre o Desacato, o indivíduo voltou a desacatar a equipe, e se evadiu para dentro da residência. Foi solicitado apoio de outras viaturas junto ao COPOM, e prontamente fora atendido. Solicitado novamente para que o indivíduo saísse da residência, momento em que ele disse que acataria as ordens por livre vontade. O cidadão foi encaminhado a 14ª SDP. Os demais indivíduos que estavam no local colaboraram com a abordagem, e ao serem consultados, nada constava em desfavor dos mesmos, os quais foram orientados.

OCORRÊNCIAS SEM ENCAMINHAMENTO:

01- FURTO QUALIFICADO.

No dia 21 mar. 2020, às 11h04min, na Rua Conego Braga, Batel, relatou o solicitante de 28 anos, que deixou seu veículo caminhão Scania 112, cor laranja, estacionado no referido endereço e ao retornar constatou que haviam furtado duas baterias de seu caminhão, não soube precisar o horário do furto. Orientado o solicitante quanto as demais medidas cabíveis.

02 – ATENDIMENTO LOCAL DE MORTE.

No dia 21 mar. 2020, às 14h15min, deslocado na Estrada Rural 2 Km, após a Ponte do Rio das Mortes, Distrito do Guara, a equipe foi acionada para averiguação de uma situação de Achado de Cadáver. No local um senhor de 58 anos, relatou que seu irmão havia visualizado uma pessoa caída no meio de uma mata, durante a manhã e que ao retornaram para averiguar, constataram que a pessoa não possuía sinais vitais. A equipe averiguou o local e constatou ser um masculino,

aparentando ter entre 20 e 30 anos de idade, pele morena clara, com uma blusa de moletom com capuz na cor vermelha, bermuda preta da marca nike e um chinelo na cor azul próximo ao seu corpo. O mesmo se encontrava caído na forma ajoelhado, com o rosto ao chão, em uma posição de possível execução. A equipe isolou o local e aguardou as equipes da Polícia Civil, Criminalística e Instituo Médico Legal para maiores averiguações e recolhimento do corpo. Com a chegada destas equipes no local, os Criminalistas Analisaram e constataram que o mesmo apresentava 03 (três) perfurações na região das costas. Repassada situação a Polícia Judiciária.

03 – ADQUIRIR, VENDER, FORNECER OU PRODUZIR DROGAS.

No dia 21 mar. 2020, às 15h00min, deslocado na Rua Barão do Capanema, Batel, durante a guarda externa da Cadeia Pública de Guarapuava, foi visualizado um masculino trajando camiseta azul com o número 14, calção jeans, cabelos descoloridos, que adentrou as dependências do IML e arremessou um invólucro em direção ao solário onde os presos estavam realizando banho de sol, porém ao ser dada voz de abordagem o indivíduo empreendeu fuga, pulando muros e tomando rumo ignorado. O policial militar de plantão conseguiu lograr êxito na localização do objeto e apanhar o involucro com ajuda de agentes do DEPEM, antes que os presos pudessem alcançá-lo. Constatado que em seu interior haviam 206 gramas de Substância Análoga a Maconha, divididas em dois pedaços embrulhados. Diante dos fatos os presos ficaram extremamente agitados, proferindo vários desacatos e ameaças, momento em que tentaram realizar uma pirâmide humana para apanhar o invólucro que já estava com o policial, sendo necessário chamar apoio, no local compareceram viaturas da Rádio patrulha e o oficial CPU, e a situação foi controlada. A substância apreendida foi encaminhada ao plantão da 14º SDP.

04 – PERTURBACAO DO TRABALHO OU SOSSEGO ALHEIO.

No dia 21 mar. 2020, às 17h00min, a equipe deslocou na Rua Avio Bitencourt Ribas, Bonsucesso, em contato com a solicitante de 35 anos, relatou que devido a obras no local, estava ocorrendo muito barulho e perturbando os vizinhos do prédio, os quais não foram notificados quanto as obras. Foi orientado o responsável pela obra, um senhor de 58 anos, e as partes quanto aos procedimentos cabíveis.

05 – PERTURBAÇÃO DO TRABALHO OU SOSSEGO ALHEIO.

No dia 21 mar. 2020, às 19h00min, deslocado na Av. Manoel Ribas, Bonsucesso, relatou o solicitante de 22 anos, que haveria no endereço supracitado uma mulher aparentemente alterada agredindo verbalmente os funcionários de um posto de combustível. O solicitante é vigilante e retirou a mulher do local. Ao chegar, a equipe orientou as pessoas presentes, e realizou patrulhamento nos arredores do Posto, porém a mulher já havia deixando o local.

06 – ATENDIMENTO DE LOCAL DE MORTE.

No dia 21 mar. 2020, às 21h00min, na Rua Judite Bastos de Oliveiras, Jardim da Américas, através de solicitação anônima, teria ocorrido uma briga generalizada em via pública, onde teriam várias pessoas, e um cidadão caído no chão (rua), o qual teria sido lesionado por arma branca. A equipe constatou um cidadão com ferimentos na cabeça, que aparentava estar em óbito. A equipe do SAMU, fez todos os procedimentos cabíveis, porém sem êxito, vindo a constatar o Óbito do masculino. Posteriormente, outra ligação anônima relatou que o autor teria se evadido sentido a um matagal e que usava tornozeleira eletrônica, porém não foi identificado, compareceu no local uma senhora de 57 anos, mãe da vítima, a qual informou que seu filho possuía 24 anos de idade. Acionado IML para procedimentos. A genitora da vítima foi orientada.

07– LESÃO CORPORAL.

No dia 21 mar. 2020, às 20h17min, deslocado na Rua Gotico, Morro Alto. Relatou a solicitante que seus vizinhos, um casal, brigam constantemente, e que a mulher estava na casa da solicitante no momento que o homem chegou, aparentemente alterado, e que por ciúmes agrediu a esposa e causou danos na motocicleta da solicitante. A equipe realizou patrulhamento, porém não localizou o indivíduo. Orientadas as partes quanto aos procedimentos legais.

08 – ROUBO.

No dia 22 mar. 2020, às 02h40min, deslocado na Rua Saldanha Marinho, Centro, onde relatou o solicitante de 56 anos, que transitava a pé pela via, e falando ao celular com sua ex-esposa, quando foi abordado por alguns andarilhos, sendo um moreno, trajando camiseta preta e calça jeans, o outro deficiente de uma das pernas e portava uma muleta, deram voz de assalto, momento em que o solicitante foi agredido com um soco na face e levou uma pancada com a muleta nas costas, sendo Roubado o seu celular marca Samsung J5 e sua carteira contendo dinheiro e documentos, ato continuo evadiram-se tomando rumo ignorado. A equipe no local, e juntamente com a vítima, efetuou patrulhamento, porém sem êxito em localizar os autores. Orientado quanto aos procedimentos legais.

OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO:

01 – ATENDIMENTO DE ACIDENTE.

No dia 21 mar. 2020, 09h45min, na Rua Pres. Castelo Branco, Morro Alto, ocorreu acidente tipo colisão traseira, onde o veículo GM S10, conduzida por um masculino trafegava pela referida via, sentido São Cristóvão/ Alto da XV, quando foi atingido pela motocicleta SHINERAY XY 150, sem placas, conduzida por um masculino, que trafegava pela mesma via, sucessivamente atrás da S10. Do evento resultou em danos nos veículos e ferimentos no condutor da motocicleta, que foi socorrido e encaminhado pelo SIATE a Urgência Primavera. Realizada consulta operacional e constatado que a motocicleta não possuía registro junto ao DETRAN/PR, sendo este notificado e liberada a pessoa habilitada. As partes foram orientadas quanto aos procedimentos cabíveis.

02- ATENDIMENTO DE ACIDENTE.

No dia 21 mar. 2020, às 12h56min, na Av: Ver. Sebastião de Camargo Ribas, Bonsucesso, no local em contato com os condutores envolvidos, relataram que ambos os veículos trafegavam pela referida via, sentido rodoviária, quando no cruzamento com a Rua Palmira k. da Rocha, os veículos vieram a colidir. A motocicleta Honda/Bros, conduzida por um masculino de 22 anos e o Fiat/Stilo, conduzido por masculino de 38 anos. Do evento resultaram em ferimentos na mão direita do condutor da motocicleta, a equipe do bombeiro realizou o atendimento, porém o condutor recusou encaminhamento a unidade de saúde. Ambos condutores realizaram teste etilométrico resultando em 0,00 mg/l. Os veículos foram consultados, via sistema operacional, sendo o veículo Fiat/Stilo, recolhido ao pátio, devido a infrações, os condutores orientados.

03 – CONDUZIR VEICULO AUTO MOTOR COM CAPACIDADE PSICOMOTORA ALTERADA EM RAZÃO DA INFLUENCIA DE ÁLCOOL OU OUTRA SUBSTANCIA PSICOATIVA QUE DETERMINE DEPENDÊNCIA.

No dia 21 mar. 2020, às 15h10min, deslocado na Rua Júlio de Castilho, Vila Carli, em patrulhamento pela Rua Capitão Rocha, a equipe avistou um Caminhão Reboque na cor Branca, o qual em alguns momentos realizava manobras de zigue-zague pela via, sendo que o mesmo adentrou na Rua Padre Honorino João Muraro e na Rua Saldanha Marinho, em seguida virou na Rua Julio de Castilho sendo então realizado abordagem na esquina com Rua Capitão Rocha. O condutor identificado com 47 anos de idade, desceu do veículo em visível estado de embriaguez, foi convidado a realizar o Teste Etilometrico, onde constou 1,17 mg/l. No caminhão também estava o filho do condutor com 15 anos, o qual foi encaminhado até sua residência e ficou aos cuidados de sua avó. O condutor não conseguiu ninguém habilitado para liberação do veículo que se encontrava com a documentação em dia. Diante dos fatos foi recolhido o veículo para o pátio do 16º BPM por medida administrativa, confeccionadas as devidas notificações e encaminhado o condutor para a 14ªSDP para os procedimentos cabíveis.

04 – CONDUZIR VEICULO AUTO MOTOR COM CAPACIDADE PSICOMOTORA ALTERADA EM RAZÃO DA INFLUENCIA DE ÁLCOOL OU OUTRA SUBSTANCIA PSICOATIVA QUE DETERMINE DEPENDÊNCIA.

No dia 21 mar. 2020, às 21h00min na Rua Azevedo Portugal, Centro, atendimento de acidente do tipo choque, onde o veículo Fiat/Stilo Sporting conduzido por um masculino de 42 anos, transitava pela Rua Azevedo Portugal quando colidiu na traseira do veículo I/VW Jetta 2.0 que estava regularmente estacionado e sobre responsabilidade de um masculino de 31 anos. Não

houveram vítimas, apenas danos de pequena monta em ambos os veículos. Feita consulta operacional e não foi constatado irregularidades com os veículos e condutores. O condutor do Fiat/Stilo, apresentou sinais de ingestão de bebida alcoólica, sendo eles desordem nas vestes, olhos avermelhados e odor etílico, diante disso foi ofertado o Teste Etilocítrico e obtido como resultado 0,59 mg/l, contudo foi dada voz de prisão ao Sr. Vademir Freitas da Silvacidadão de 42 anos com base no Artigo 306 do CTB e encaminhado a 14ª SDP para procedimentos da Policia Judiciaria. O I/VW Jetta ficou sobre a responsabilidade do proprietário e o Fiat/Stilo Sporting foi notificado e conforme indicado pelo seu condutor ficou sobre a responsabilidade de uma pessoa habilitada, para a remoção do veículo.

05 – INFRAÇÕES DE TRANSITO.

No dia 22 mar 2020, às 03h40min, na Rua Dos Pedreiros, Res 2000, a equipe em patrulhamento abordou um jovem de 19 anos, o qual conduzia a motocicleta Honda CG 125 Fan KS cor Preta, que em consulta via sistema operacional constatou-se que o condutor não possuí CNH nem PPD. A motocicleta foi apreendida e encaminhada ao pátio do 16º BPM para as medidas cabíveis e feitas as notificações pertinentes.

OCORRÊNCIAS EM OUTROS MUNICÍPIOS OU LOCALIDADES:

01- PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM PINHÃO.

No dia 21 mar. 2020, às 12h30min, na PR-459, Próximo ao Trevo da entrada da cidade, Zona rural, a equipe realizava patrulhamento quando próximo a um cartório foi visualizado um veículo corsa, estacionado na entrada de uma propriedade, com dois ocupantes. Diante da suspeita, foi dada voz de abordagem, os quais acataram de imediato. Em busca no veículo, foi localizado dentro do porta-luvas, uma arma do tipo “pistolete”, sem numeração, cal. 22. Indagado quem seria o dono da arma de fogo, um jovem de 21 anos, declarou ser de sua propriedade, e estaria aguardando uma pessoa vir buscar, pois teria vendido a mesma. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao jovem e apreendida a arma de fogo, e encaminhados até a delegacia do Pinhão.

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ALM

Comentários