16º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR: Ocorrências de Quinta para Sexta-feira

por guaranoticias

Atualizado às 08h43

OCORRÊNCIAS COM ENCAMINHAMENTO:

01 – PERTURBAÇÃO DA TRANQUILIDADE.

No dia 28 maio 2020, às 14h20min, na Rua Ipê, Industrial, relatou o solicitante que seu vizinho estaria com o som excessivamente alto, perturbando sua tranquilidade. Constatado o fato, que um veículo Ford/Fiesta, de cor prata, estacionado na garagem da residência, com o aparelho de som ligado, em volume excessivo. Diante dos fatos em contato com o morador da citada residência, de 19 anos, cientificado o mesmo quanto aos procedimentos e diante do interesse em representação por parte do solicitante, o autor foi encaminhado com duas caixas de som e um amplificador, até o Cartório do Termo Circunstanciado, no 16ºBPM.

02 – ADQUIRIR, VENDER, FORNECER E OU PRODUZIR DROGAS e ASSOCIAREM-SE PARA A PRATICA DOS ARTS. 33, CAPUT E 1°, 34 E 36 DESTA LEI.

No dia 28 maio 2020, às 13h00min, a equipe em patrulhamento pelo bairro Santana, saindo da Vila São Miguel, ao adentrar na travessa Alcebíades Rodrigues, visualizou dois indivíduos transitando a pé pela via, os quais ao perceberem a presença da polícia militar, empreenderam fuga. Os indivíduos dispensaram objetos em via pública e prosseguiram com a fuga, o indivíduo posteriormente identificado com 23 anos seguiu sentido projeto social, aonde foi abordado. Já o indivíduo posteriormente identificado com 19 anos, foi abordado em via pública. Os objetos dispensados pelos indivíduos foram localizados, sendo 05 invólucros pequenos e 1 médio de substância entorpecente análoga maconha, prontos para o comércio e 06 invólucros de substância entorpecente análoga maconha, sendo 05 pequenas porções e 01 média, prontas para a venda. Deslocado até a residência do indivíduo de 19 anos e em contato com a genitora do mesmo, a qual autorizou a entrada da equipe policial para buscas, porém nada mais de ilícito foi localizado; posteriormente deslocado até o endereço do indivíduo de 23 anos, na Rua Luis Gonzaga Junior, e em contato com a cunhada do abordado e única responsável pela residência no momento, a qual relatou que a mãe do indivíduo, ao saber que seu filho foi preso, saiu da residência, sem informar o destino. A mulher autorizou as buscas na residência, acionada a equipe do Canil/16ºBPM, para prestar o apoio com os cães, porém nada foi localizado. Durante as buscas, foi repassado as equipes, através de denúncia anônima via 197, de que teria mais quantidade de droga, de propriedade do indivíduo, escondida na casa do projeto municipal, que se encontra abandonada, aonde o indivíduo foi abordado. Realizada busca no local, com o apoio dos cães, e localizado, um invólucro médio, contendo uma porção de substância entorpecente análoga maconha, sendo esta “in natura”(em processo de secagem). Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos indivíduos, e encaminhados com as drogas apreendidas até a 14ªSDP, para as providências cabíveis. Na delegacia, a droga apreendida foi pesada, totalizando 128gramas.

Obs.: no disque denúncias 181, haviam 03 denúncias acerca do indivíduo de 23 anos e de sua mãe, no endereço abordado.

03 – POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO – USO PERMITIDO.

No dia 28 de maio de 2020, às 21h00min, na Rua Pio Sexto, Morro Alto, a equipe foi acionada via COPOM para verificar uma situação de ameaça. No local um homem de 25 anos, o qual relatou que separou da sua esposa e começou a receber mensagens de ameaça de dois indivíduos, os quais estavam enviando mensagens de voz pelo aplicativo do Whatsapp falando que iriam matá-lo e inclusive enviando uma foto de um revólver, (a vítima mostrou tais mensagens para a equipe). Relatou que os mesmos estariam na sua residência juntamente com sua ex. Diante dos fatos a equipe solicitou apoio da equipe CHOQUE e em seguida deslocou até a residência da vítima que fica situada na Rua Arizona. Chegando na residência, não havia ninguém, porém quando as equipes estavam saindo do local um veículo Toyota Hilux estava chegando na residência e quando percebeu a equipe Policial tentou se evadir sendo abordado logo em seguida. Realizado a abordagem nos quatro ocupantes posteriormente identificados como condutor de 30 anos e os passageiros com 26, 27 e 30 anos. Nada de ilícito a princípio foi localizado apenas constatado que o motorista estava com uma chave de um veículo da Fiat/Stilo em seu bolso e visivelmente embriagado, com sinais característicos odor etílico, olhos avermelhados e cambaleante. Questionado sobre a foto do revólver o indivíduo de 26 anos relatou a equipe que a arma é da propriedade do condutor e que teriam tirado esta foto no seu apartamento, sendo que este autorizou que a equipe fizesse buscas. Já no apartamento a ex esposa da vítima, abriu a porta, e quando questionada sobre o revólver ela respondeu que a arma que estava com os “pias”, não estava ali e que eles teriam saído e levaram com eles. Questionado novamente os envolvidos, quando novamente o homem de 26 anos relatou que a arma estaria em um veículo Fiat/Estilo de cor preta e que este veículo estava na residência do condutor. Deslocado até a tal residência na Rua Afonso Pena, Boqueirão, localizado o veículo e no interior o revólver Pucara D9 .38SPL com capacidade para 6 munições e municiado com 1 munição a qual estava “picotada”. Em contato com a vítima, o qual relatou que tem interesse na representação pela ameaça contra os quatro autores. Foi ofertado o teste do etilômetro ao condutor da camionete, porém o mesmo se recusou a realizar. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao condutor de 30 anos, pelos crimes de Dirigir sob Influência de Álcool, Posse Irregular de Arma de Fogo e Ameaça, para os passageiros, por Ameaça. Foi relatado os direitos constitucionais aos autores. Confeccionadas as notificações pertinentes e o veículo Toyota Hilux foi apreendido e removido ao pátio do 16º BPM.

04 – DROGAS PARA CONSUMO PESSOAL.

No dia 28 de maio de 2020, às 21h50min, na Rua Expedicionário Guilherme Lange, Boqueirão, após denúncia via 190 de que o condutor do veículo MMC/L200, estaria portando uma Arma de Fogo, as equipes deslocaram até o local, onde, em frente a uma residência foi localizado o referido veículo estacionado e o condutor ao visualizar as equipes, desceu rapidamente com o intuito de adentrar na residência, não logrando êxito, sendo abordado imediatamente. No momento da abordagem o homem identificado com 39 anos, dispensou um objeto, arremessando para o lado de dentro da residência. Feito a busca pessoal bem como no interior do veículo, nada de ilícito foi localizado, porém ao realizar as buscas na residência, constatou-se que o objeto dispensado se tratava de uma Bucha de Substância Análoga a Cocaína, pensando 8,8 gramas. Indagado a respeito, o homem relatou ter adquirido a Substância com uma pessoa conhecida, na Estação Rodoviária, para consumir com outras pessoas na residência mencionada. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao indivíduo e conduzido até a 14ª SDP com a Droga apreendida para as providências cabíveis. Indagado a respeito de possuir Arma de

Fogo devido a denúncia, relatou que é associado a um Clube de Tiro e que fez a aquisição de uma Arma de Fogo, porém está aguardando os tramites legais para a devida posse, que fez comentários a respeito do assunto anteriormente, o que poderia ter dado a origem da denúncia. Confeccionado Termo Circunstanciado na Delegacia de Polícia.

OCORRÊNCIAS SEM ENCAMINHAMENTO:

01- LESÃO CORPORAL.

No dia 28 maio 2020, às 07h05min, na Rua Cel. Luís Lustosa, Santa Cruz, a equipe no local em contato com um homem de 42 anos, o qual apresentava ferimentos na cabeça e no braço esquerdo, questionado, relatou para a equipe que foi agredido em uma tentativa de roubo, nas proximidades da linha férrea, momentos antes. O homem informou que havia cancelado o atendimento do SAMU e foi levado para a UPA, pela sua irmã de 35 anos. Ainda no local, durante a confecção deste boletim, a irmã da vítima informou a equipe, que seu irmão relatou para a mesma, que a autora das lesões teria sido uma mulher de 24 anos, residente no endereço da ocorrência, porém a vítima não teve interesse em representação, coube orientação.

02 – APOIO A OUTROS ÓRGÃOS.

No dia 28 de maio de 2020, às 17h10min, a equipe foi acionada via COPOM para verificar uma situação de um menino que estava atravessando a PR 466, Industrial, ao chegar no local a equipe constatou que se tratava de um menino de 05 anos de idade, segundo o relato da criança, ele estava atravessando a via e um motorista de aplicativo se deparou com o mesmo e parou para socorrê-lo e acionando a Polícia Militar e Conselho Tutelar. O conselheiro de 32 anos, disse para a equipe acompanhar o menino até a Casa de Proteção Reseda. Não foi conseguido localizar os responsáveis da criança num primeiro momento e o menino não soube localizar sua residência. Já na casa de proteção a avó da criança ligou para o 190 buscando informações sobre seu neto. O conselheiro orientou a equipe que posteriormente iria buscar o contato dos responsáveis em data oportuna. As partes foram orientadas.

03 – ROUBO.

No dia 28 de maio de 2020, às 19h11min, na Av. Aragão de Matos Leão, bairro Cascavel, a vítima, uma mulher de 43 anos, relatou que um indivíduo moreno, cabelos cacheados, com uma falha na sobrancelha, trajando calça jeans e moletom azul com capuz, sacou uma arma de fogo e deu voz de roubo, e diante do susto correu e o autor se evadiu sem levar nada. Realizado patrulhamento nas proximidades, porém sem êxito. Orientada a vítima quanto aos procedimentos.

04 – AMEAÇA.

No dia 28 de maio de 2020, às 21h28min, na Rua Gino Marly Pizzano, Conradinho, relatou a solicitante de 66 anos que seu filho chegou na residência com sintomas de embriaguez e passou a ameaçá-la. O indivíduo de 43 anos, encontrava-se no interior da residência bastante alterado com sua genitora, se recusando a sair. A equipe realizou a abordagem do indivíduo, e com ele nada localizado e tão pouco em seu desfavor. A vítima decidiu por não representar contra o filho, pedindo somente para que o mesmo fosse embora. Diante dos fatos, as partes foram orientadas quanto aos demais procedimentos.

05 – LESÃO CORPORAL.

No dia 28 de maio de 2020, às 22h00min, na Rua Barão de Capanema, Batel, a equipe foi solicitada na UPA/Batel para verificar uma situação onde um indivíduo deu entrada ferido por

disparo de arma de fogo. A vítima de 22 anos relatou que estava nos trilhos de trem próximo da Rua Xambré, fundos do Parque do Lago, quando um indivíduo aparentemente menor o chamou puxando uma arma tipo revólver e efetuou disparos contra ele, vindo a alvejá-lo na região da clavícula, este então correu sentido bairro Concórdia gritando por socorro e ouviu outros disparos, conseguiu ajuda de uma moradora conhecida que o levou até o Pronto Atendimento. A vítima relatou não conhecer o autor dos disparos, disse somente que sabia o mandante do fato, por ser usuário de entorpecente. A vítima é conhecida no meio policial tendo diversas passagens. O médico relatou a equipe que retirou o projétil e a lesão não foi grave e o homem ficaria em observação por algumas horas e seria liberada. Orientado sobre os procedimentos legais.

06 – FURTO QUALIFICADO.

No dia 28 de maio de 2020, às 23h24min, na Rua Padre Chagas, Centro, no local um senhor de 41 anos, relatou a equipe havia deixado sua bicicleta marca Caloi de cor Preta com detalhes vermelhos na traseira, acorrentada num dos pilares do estacionamento do Edifício onde mora, aproximadamente às 13h30min, e ao retornar por volta de 21hs, deu falta da bicicleta. A equipe constatou no local que havia um cadeado e a corrente estava quebrada. Orientado quanto aos procedimentos legais.

OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO:

01 – INFRAÇÕES DE TRÂNSITO.

No dia 28 maio 2020, por volta das 15h30min deslocado até a Av.: Prefeito Moacir Júlio Silvestre, Bairro dos Estados, a equipe do PPTRAN juntamente com o Oficial CPU realizou operação Blitz, onde foram abordados diversos veículos dentre eles, o VW/Gol o qual era conduzido por um homem de 43 anos, e após consulta operacional foi constatado que o mesmo possui débitos de licenciamento. Diante do fato o veículo Gol foi notificado e liberado conforme deliberação 185/2020 – CONTRAN e Artigos 269 § 1º e 2º do CTB. Em outra oportunidade foi realizado abordagem ao veículo Honda/CG125, conduzida por um homem de 33 anos, constatado que o condutor possui CNH de categoria diferente do veículo conduzido. O veículo foi notificado e liberado a um homem de 35 anos, devidamente habilitado, indicado pelo condutor. Abordado também o veículo VW/Parati conduzido por um homem de 22 anos, constatado que o veículo possui débitos de licenciamento sendo o veículo notificado e liberado conforme deliberação 185/2020 – COTRAN e Artigos 269 § 1º e 2º do CTB. Em ato contínuo foi realizada abordagem ao veículo VW/Gol conduzido por uma mulher de 47 anos, e constatado que o veículo possui débitos de licenciamento, sendo o veículo VW/Gol notificado e liberado conforme deliberação 185/2020 – CONTRAN e Artigos 269 § 1º e 2º do CTB. Na sequência foi realizada a abordagem ao veículo VW/Gol conduzido por um homem de 23 anos, constatado que o condutor não possui CNH, PPD tampouco ACC e o veículo possui débitos de licenciamento e estava sem os equipamentos obrigatórios, o veículo foi notificado e removido ao pátio do 16º BPM.

OCORRENCIA DE OUTRAS LOCALIDADES:

01 – FURTO QUALIFICADO EM RESERVA DO IGUAÇU.

No dia 28 maio 2020, às 10h55min, compareceu no destacamento de Polícia Militar de Reserva do Iguaçú, uma senhora de 42 anos, diretora da APAE, a qual relatou que, por volta das 10hs, notou que o veículo VW/Parati de cor vermelha, placas IDS-8378, do município, havia sido furtado de dentro do pátio da Instituição. Relatou que em data anterior, por volta das 21hs, o veículo encontrava-se no local, o veículo estava fechado e com plotagem da APAE.

02 – POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO/USO PERMITIDO EM PINHÃO.

No dia 28 maio 2020, 11h00min, foi recebida pela equipe policial uma denúncia, vinda de um grupo de ciclistas, os quais estavam se deslocando a passeio até a cachoeira do Rio dos Ramos, na localidade de Poço Grande, quando os mesmos estavam na estrada de acesso da referida cachoeira, foram surpreendidos por um homem dizendo ser o caseiro de uma das propriedades próximas, o qual impediu a chegada dos ciclistas no local. O indivíduo ainda realizou disparo com uma espingarda, a fim de intimidar os ciclistas. Diante dessa informação, a equipe deslocou até a localidade, onde foi entrado em contato com o caseiro da propriedade, que fica próxima a cachoeira, indagado o home de 45 anos foi indagado e confirmou que possuía duas espingardas. Diante da afirmação, o homem indicou o local onde as armas estariam, localizadas duas espingardas, uma cal.32 e outra cal.36, nove munições cal.32 e seis munições cal.36. Perguntado ao caseiro se possuía alguma documentação das armas encontradas, este disse que não. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao homem e deslocado até o destacamento, para a confecção do boletim de ocorrência. Quando a equipe policial chegou ao destacamento, um homem de 47 anos, se identificou como sendo patrão do caseiro e que as armas de fogo eram de sua propriedade. Diante disso, o homem de 47 anos também foi conduzido até a Delegacia de Pinhão, para prestar esclarecimentos.

03 – VEÍCULO RECUPERADO EM RESERVA DO IGUAÇU.

No dia 28 maio 2020, às 15h30min, a equipe recebeu informações, via aplicativo “Whatsapp”, de que o veículo furtado, VW/Parati CL, cor vermelha, Placa IDS-8378, foi localizado em meio a mata de uma empresa. De posse das informações a equipe se fez presente no local, constatando o fato, que o referido veículo se encontrava com o “miolo” da chave de ignição, danificada, pois o autor (es), fizeram uma “ligação direta”. Diante disso o veículo foi removido ao pátio do DPM, ficando à disposição da Polícia Civil, para procedimentos cabíveis.

04 – ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA EM PITANGA.

No dia 28 maio 2020, às 18h45min, a equipe recebeu denúncias de que havia comércio legal de drogas (Maconha, Crack e Cocaína), nos endereços Rua Prefeito José Grande (final da rua), Bairro Maria do Carmo e Rua Protógenes Guimarães, Bairro Santa Rosa, pontos esses comandados por presos da Cadeia Pública de Pitanga, conhecidos das equipes policiais. Realizadas diligências por diversos dias e confirmada a presença de usuários, e constatando o envolvido no tráfico por algumas pessoas: um homem de 22 anos, (exercendo função de gerente) outro de 26 anos, (usando Tornozeleira Eletrônica e exercendo função de esconder e embalar a Droga), um indivíduo de 20 anos, (gerente), um homem de 36 anos (ajudava na venda de drogas), outro indivíduo de 18 anos, que auxiliava na venda, e mais os adolescentes: dois masculinos de 17 anos, e outro de 15 anos, esses adolescentes responsáveis pela venda de Drogas na Vila Santa Rosa e autores de Furto, especialmente de Motocicletas a mando dos indivíduos de 20 e 22 anos. Durante as observações nas “Bocas de Fumo” foi observado a presença de um indivíduo consumidor contumaz de Crack, Cocaína e Maconha. A equipe ROTAM obteve informações de que os adolescentes foram os autores de um furto de motocicleta, e que o veículo estaria escondido nos fundos da “Boca de Fumo” da Rua Prefeito José Grande, em posse dos indivíduos de 20 e 22 anos, para posterior ser trocada por drogas. Com base nesses fatos mantidas as diligências na Rua Protógenes Guimarães, Santa Rosa, onde por volta das 17h chegou um veículo Gol, o passageiro desceu, entrou na residência e permaneceu por cerca de 10 minutos e saiu, o veículo foi abordado na Rua Barão do Cerro Azul logo após sair do endereço

e identificado o motorista sendo o indivíduo de 20 anos e o passageiro o indivíduo de 36 anos o qual foi encontrada uma porção de Maconha (2,7 gramas), em continuidade abordado na residência da Rua Protógenes Guimarães os adolescentes e no interior da casa 04 pedras de Crack (1,3 gramas), os adolescentes disseram que já haviam vendido parte da Droga e confessaram o furto da motocicleta, um adolescente disse que a moto estaria escondida no mato, final da Rua Prefeito José Grande. Seguindo a ocorrência, ao chegar nas proximidades do endereço citado foi visualizado o indivíduo de 22 anos, na janela do carro de um usuário de 46 anos, o carro estava parado em frente ao ponto de venda, os dois foram abordados e nada de ilícito encontrado. Vistoriado um local que segue dentro do mato nos fundos da casa e encontrado um homem de 26 anos embalando Maconha, 18 porções preparadas e uma porção maior numa sacola totalizando 1,957 kg (um quilo novecentos e cinquenta e sete gramas) a motocicleta furtada encontrada no mesmo local. Diante das diligências e provas obtidas os maiores de idade foram presos, os adolescentes apreendidos, ambos em tese pelos Crimes de Tráfico de Drogas, Associação ao Tráfico, Organização Criminosa, Receptação e Furto. O usuário em Crack foi encaminhado para prestar declarações.

05 – FURTO SIMPLES EM PINHÃO.

No dia 28 maio 2020, por volta das 23h20min a equipe deslocou até a Rua Manoel Mendes de Almeida, Pátio Policia Civil, Centro, relatou o solicitante, segurança patrimonial, que houve uma chamada de uma terceira pessoa relatando que um indivíduo havia furtado uma bateria dos veículos apreendidos no pátio da Delegacia da Policia Civil, e logrou êxito em localizar o indivíduo com a bateria ainda nas proximidades do Pelotão de Policia Militar de Pinhão. O indivíduo de 24 anos, estava de posse de uma bateria marca Power Plus modelo 12-065-A116-1-1-D, de 65 amperes. A equipe policial deslocou até o pátio de veículos apreendidos e constatou o veículo que a bateria foi retirada. O indivíduo recebeu voz de prisão e encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. Foi constatado pelo Investigador de plantão que o indivíduo havia rompido a Tornozeleira Eletrônica o qual fazia uso.

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ALM

Comentários