
PREFEITURA DE GUARAPUAVA ALERTA MORADORES DO NÚCLEO SÃO MIGUEL SOBRE TENTATIVA DE GOLPES COM COBRANÇAS INDEVIDAS
por guaranoticias
Atualizado às 08h36
De acordo com a Secretaria de Habitação, pessoas e empresas sem qualquer vínculo com o Município estão abordando moradores, exigindo o pagamento de taxas indevidas e até de supostos valores atrasados de IPTU. A orientação da Secretaria é não realizar nenhum pagamento.
A única empresa autorizada a atuar no projeto de regularização fundiária do Núcleo São Miguel é a Regularize On, parceira oficial da Prefeitura. Qualquer outra cobrança ou abordagem deve ser considerada suspeita.
No processo de regularização fundiária, a cobrança de valores ocorre apenas após a conclusão dos trabalhos, com a entrega da matrícula individual do imóvel (escritura) aos moradores. Antes disso, nenhuma taxa deve ser exigida dos moradores.
Além disso, a cobrança do IPTU é feita exclusivamente por meio de carnês oficiais ou através de processos judiciais de execução fiscal, nunca por terceiros, mensagens informais ou visitas sem identificação oficial.
Segundo o secretário municipal de Habitação, Gustavo Pedrosa, a situação exige atenção redobrada da população. “Infelizmente, pessoas mal-intencionadas se aproveitam de processos importantes como a regularização fundiária para tentar enganar moradores. Reforçamos que ninguém deve pagar qualquer valor sem confirmação direta com a Secretaria de Habitação. Todo o processo é conduzido com transparência e dentro da legalidade”, destaca o secretário.
A Secretaria orienta que, em caso de dúvidas ou suspeitas de golpe, os moradores procurem imediatamente os canais oficiais do Município.
Contato da Secretaria Municipal de Habitação:
Telefone: (42) 3142-1000 – Ramais 1764 e 1765;
Endereço: Rua Azevedo Portugal, 1059 – Centro.



