
GUARAPUAVA SERÁ SEDE DE SATÉLITE DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM E INTEGRA MAIOR PACOTE CULTURAL DA HISTÓRIA DO PARANÁ
por guaranoticias
Atualizado às 09h45O prefeito Denilson Baitala, a secretária de Cultura, Rossana Campello Manfredini, estiveram em Curitiba participando do evento Cultura Paraná, ao lado do governador Ratinho Massa Júnior, da secretária de Cultura do Estado, Luciana Casagrande e do deputado Artagão Júnior, no Palácio Iguaçu. Durante a solenidade, foi anunciado o Museu da Imagem e do Som em Guarapuava, que está sob a direção da diretora Mirele Camargo, além da entrega de um kit fanfarra para a Banda Municipal.
Os satélites permitirão que parte do vasto acervo composto por mais de 3 milhões de peças preservadas nos museus de Curitiba circule pelo interior, tornando exposições e ações educativas mais acessíveis à população. Além de Guarapuava, também serão contempladas Londrina, Cascavel, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Tunas do Paraná. “A iniciativa prevê a instalação de oito unidades, destinadas a abrigar exposições temporárias, ampliando o alcance dos acervos dos museus da SEEC e promovendo sua circulação por todo o Estado. E, uma dessas unidades é Guarapuava, que recebe de braços abertos tantas riquezas culturais”, destacou a secretária de Cultura Rossana Campello.
Segundo ela, o objetivo é democratizar o acesso à cultura e fortalecer o patrimônio cultural paranaense, incentivando estudos e pesquisas sobre os acervos e sobre os museus sob perspectivas histórica, antropológica e cultural. “As exposições destacarão memória, identidade, representatividade e diversidade da sociedade paranaense, refletindo sua formação plural e contribuindo para a valorização da cultura local”, explicou a secretária.
Além da distribuição dos equipamentos, o Estado divulgou um pacote de R$ 100 milhões em novos investimentos voltados ao fortalecimento do setor cultural no Paraná. Segundo o governador, a interiorização da cultura é um marco para o Estado. “Esse é o maior aporte cultural que o Paraná já fez, um investimento que fortalece fanfarras, museus, formação artística e toda a cadeia econômica que gira em torno da cultura. Nem todo mundo consegue viajar até Curitiba para visitar um museu, então é o Estado que vai até as pessoas”, afirmou Ratinho Junior.
Kits musicais reforçam projetos em Guarapuava
Os kits entregues fazem parte do Plano Paraná Mais Cidades, que destinou quase R$ 8 milhões à compra de 1.691 instrumentos para fanfarras, bandas marciais, orquestras e festividades municipais. Guarapuava está entre os municípios beneficiados e poderá reforçar projetos de educação musical, oficinas, apresentações e atividades culturais ligadas à rede pública.
O programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as prefeituras, integra ações de infraestrutura urbana, educação, saúde, desenvolvimento social e, especialmente, fortalecimento cultural.
Fonte e foto: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 04/12/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/guarapuava-sera-sede-de-satelite-do-museu-da-imagem-e-do-som-e-integra-maior-pacote-cultural-da-historia-do-parana/



