GUARAPUAVA INICIA CASTRAÇÕES DO PROGRAMA MUNICIPAL PARA ANIMAIS DE FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA E ONGS

por guaranoticias

Atualizado às 08h49

A Prefeitura de Guarapuava deu início, nesta semana, às castrações do Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente. Nesta etapa, estão sendo atendidos os primeiros mil animais cadastrados, pertencentes a famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, e também animais acolhidos pelas ONGs de proteção animal do município.

 

 

Os tutores estão sendo comunicados individualmente pela equipe do Departamento de Proteção Animal para realizar o agendamento nas clínicas credenciadas, que são três no total: duas em Guarapuava e uma no Distrito de Entre Rios. O objetivo é garantir organização, segurança e uma experiência tranquila para os tutores e seus animais.

 

 

Acolhimento especial e processo seguro

Todo o processo é pensado para ser ágil e seguro. Assim que o tutor é chamado para agendar, ele comparece à clínica para confirmar os dados e levar o animal para o procedimento. Como explica a médica veterinária,  Ana Cecília Messas.   “A gente quer que esses tutores tenham uma experiência favorável. Recebemos da prefeitura o cadastro, entramos em contato, fazemos o cadastro dos animais e, quando o paciente chega com o tutor, só imprimimos a ficha, pesamos, identificamos e recolhemos. Durante o procedimento, colocamos o chip obrigatório e avisamos o tutor assim que o animal está liberado”, explicou a médica veterinária responsável pelo atendimento.

 

Sobre o procedimento cirúrgico, a médica veterinária reforça que a cirurgia para castração é de baixa complexidade mas destaca a importância do cuidado pós-operatório. “É um procedimento minimamente invasivo. O corte é pequeno, todos passam por exame clínico prévio e tudo é feito com muita segurança. Os tutores recebem toda a medicação necessária, sem custo e já saem com a data marcada para remover os pontos. Isso é fundamental, porque o ponto externo não é absorvível  e se não for retirado, pode causar inflamação”.

 

Entre os tutores atendidos, o sentimento é de gratidão. A moradora Juliana Aparecida Ferreira, levou quatro animais para castrar e elogiou a iniciativa. “Eu trouxe dois gatos e dois cachorros. É muito importante, até para a saúde deles. Evita muitas crias, evita os cachorros andando atrás das fêmeas, e os gatos sumindo e voltando machucados. A prefeitura está de parabéns”, afirmou.

 

Programa segue com vagas abertas 

A Prefeitura de Guarapuava informa que ainda há vagas para novos cadastros, que serão incluídos nos lotes seguintes do programa. Para fazer o cadastro basta comparecer a Secretaria de meio Ambiente (SEMAG), com sede no Parque das Araucárias às margens da BR 277, levando os documentos solicitados.

 

Quem pode participar:

Tutores de baixa renda (com CadÚnico)

ONGs de proteção animal devidamente regulamentadas

 

Documentos necessários para o cadastro

Documento de identificação (RG e CPF)

Comprovante de residência

Folha resumo do CadÚnico (para comprovar baixa renda).

 

Após a inscrição, a equipe do Departamento de Proteção Animal entra em contato para orientar o tutor sobre o agendamento da castração em uma das clínicas credenciadas.  O programa reforça o compromisso do município com o bem-estar animal, o controle populacional responsável e a construção de uma cidade mais segura e saudável para todos.

 

Outras informações pelo telefone/WhatsApp do Departamento de Proteção Animal: (42) 3142-1819.

 

 

 

 

Fonte e foto: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 04/12/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/guarapuava-inicia-castracoes-do-programa-municipal-para-animais-de-familias-de-baixa-renda-e-ongs/

 

Comentários