PREFEITURA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO ALTO CASCAVEL

por guaranoticias

Atualizado às 16h20

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Habitação, realizou na noite desta quinta-feira (13), mais uma audiência pública para o avanço da regularização fundiária (Reurb) na cidade. O encontro ocorreu na Escola Municipal Pedro Itararé, no bairro Alto Cascavel (Colibri), e reuniu moradores cadastrados no sistema do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Paraná, da COHAPAR.

 

A audiência marcou o início oficial dos processos de regularização que beneficiarão mais de 270 famílias da região. A ação integra o programa Paraná Regularizado, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado.

 

Estavam presentes o Deputado Artagão Júnior e os vereadores Nego Silvio, Sérgio Kiçula e Rodrigo do Agita.

 

O prefeito Denilson Baitala também destacou a importância do processo e reforçou o compromisso da gestão com a regularização fundiária no município. “A partir de agora, com essas 270 moradias, nós vamos começar a desengatar o nó da regularização aqui em Guarapuava. Vamos continuar cadastrando as famílias que estão em áreas irregulares e queremos dar esse pontapé até o início do ano que vem. Vamos regularizar essas moradias para alavancar o projeto em parceria com o Governo do Estado do Paraná e avançar ainda mais, garantindo vida digna para vocês. É entregar o documento da casa, para que além da posse que vocês já têm, possam dizer oficialmente que o imóvel é de vocês. É dar dignidade e segurança para a transição familiar. Agradeço de coração a presença de todos e conto com vocês e com a Secretaria de Habitação para elaborarmos um grande projeto aqui no Colibri. Muito obrigado”, afirmou o prefeito.

 

O diretor do Departamento de Regularização Fundiária, Christiam Andrade, destacou o objetivo da audiência e explicou as etapas do programa Reurb. “Estamos aqui no Alto Cascavel realizando esta audiência pública com os moradores que serão beneficiados pelo programa. Pela Lei 13.465/2017, podemos regularizar núcleos informais. Primeiro fazemos o levantamento e o cadastro das famílias, depois o levantamento topográfico e os memoriais descritivos. Ao final, entregamos as escrituras às famílias. Como esta área é de propriedade do município, com a regularização conseguimos transferir oficialmente a titularidade para os moradores”, afirmou.

 

A moradora Carla Viviane Iensen, que vive há cerca de 10 anos no bairro, comemorou o início do processo. “Estamos muito felizes porque agora o bairro vai ter a escritura dos terrenos. Muitos existem há mais de 30 anos e nunca tiveram documentação. Aqui nós estamos recebendo todas as orientações sobre como vai funcionar, e isso traz muita esperança para todos nós”, disse.

 

O secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, ressaltou a importância do avanço do programa na região. “É uma grande alegria participar desse momento tão importante para a comunidade. Havia uma irregularidade antiga nos loteamentos e agora, com o Reurb, vamos conseguir entregar matrícula e título definitivo. Com isso, os moradores passam a acessar crédito, financiamentos e todos os direitos garantidos pela propriedade regularizada”, destacou.

 

A audiência do Alto Cascavel representa mais um passo dentro do amplo programa de regularização fundiária implementado pela gestão Baitala. A meta da administração é realizar 2 mil regularizações de imóveis, assegurando o direito à propriedade efetiva aos guarapuavanos, conforme estabelece a Lei Federal 13.465/17.

 

 

 

 

Fonte e  fotos: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 14/11/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/prefeitura-realiza-audiencia-publica-sobre-regularizacao-fundiaria-no-alto-cascavel/

Comentários

deneme bonusu deneme bonusu veren siteler youtube mp3