
Simepar mantém investigação sobre novos possíveis casos de tornados no Paraná
por guaranoticias
Atualizado às 13h11
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira a ocorrência de três tornados durante as tempestades que atingiram o Estado na noite da última sexta-feira. Além do fenômeno já identificado em Rio Bonito do Iguaçu, foram registrados outros dois em Turvo e Guarapuava. As análises envolveram o cruzamento de imagens de radar, vídeos, sobrevoos e vistorias em solo. De acordo com o Simepar, o forte calor, a alta umidade e a mudança na direção dos ventos com a altitude criaram o cenário ideal para a formação das tempestades supercelulares que deram origem aos tornados. O meteorologista do Simepar, Lizando Jacóbsen, explica.
Segundo Jacóbsen, as análises também contaram com o apoio de engenheiros do Corpo de Bombeiros e da população local. Lizandro Jacóbsen ressaltou que as investigações continuam e que outras possíveis ocorrências ainda estão sendo analisadas.
Ainda segundo o Departamento de Geografia da UFRGS, a formação de ciclones extratropicais deve trazer mais frentes frias ainda em novembro, e afastar a tendência de calor, típica da primavera. Ao menos três ciclones extratropicais devem se formar até final do mês. Segundo a previsão, o primeiro e o segundo devem ocorrer nos dias 16 e 19 no Atlântico Sul, provocando uma frente fria nos estados do sul e sudeste. O primeiro em São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e o segundo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Mas nenhum deles como o que atingiu Rio Bonito do Iguaçu.
Fonte: AERP Paraná – SIMEPAR – repórter Flávia Consoli – acesso em 11/11/2025 – https://aerp.org.br/redeaerp/simepar-mantem-investigacao-sobre-novos-casos-de-tornados-no-parana/
Fotos: Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Paraná



