
Temporais com ventos de até 95 km/h e granizo causam estragos no Paraná
por guaranoticias
Atualizado às 08h54
Temporais com ventos de até 95 km/h e granizo causam estragos no Paraná
Os temporais que atingiram o Paraná neste fim de semana vieram acompanhados de ventos fortes e granizo em várias regiões. Segundo o Simepar, as rajadas chegaram a 95 km/h em Cornélio Procópio e 91 km/h em Santo Antônio da Platina, com ventos acima de 50 km/h em pelo menos 15 municípios. Houve registro de chuvas de granizo em sete cidades, entre elas Jandaia do Sul, onde as pedras chegaram a pesar mais de 100 gramas.
As chuvas atingiram praticamente todo o Estado. Em Santa Helena, no Oeste, o acumulado chegou a 138,6 milímetros, próximo da média de todo o mês. A Defesa Civil monitora 16 municípios com ocorrências de enxurradas, granizo e vendavais e já prepara ajuda humanitária para Jandaia do Sul, Pitangueiras e Barbosa Ferraz, com envio de telhas, lonas e cestas básicas.
Exportação de mel de Maringá cresce 700% apesar de tarifa dos EUA
Mesmo com o aumento de 50% nas tarifas impostas pelo governo de Donald Trump, as exportações de mel de Maringá para os Estados Unidos cresceram 700% em 2025. Até outubro, o município enviou mais de 400 toneladas do produto, contra 56 toneladas no mesmo período de 2024, gerando mais de R$ 5 milhões em receita.
Segundo o setor, o aumento ocorreu porque parte da produção de 2024 ficou retida nos portos e foi embarcada apenas neste ano. O impacto do tarifaço foi menor para os produtores de mel orgânico, muito consumido pelo mercado norte-americano.
Fonte: AERP Paraná – Marinna Prota – acesso em 03/11/2025 – https://aerp.org.br/redeaerp/temporais-com-ventos-de-ate-95-km-h-e-granizo-causam-estragos-no-parana/
Foto: ilustrativa – Paula Neves



