
PREFEITURA DE GUARAPUAVA FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO COM TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL PARA AMPLIAR AÇÕES DE INCLUSÃO NO CTEA
por guaranoticias
Atualizado às 09h16A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação e do CTEA (Centro Municipal Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista), recebeu nesta quinta-feira (07) a visita do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), para a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o CTEA e o Tribunal.
O objetivo da parceria é fortalecer ações de cidadania e inclusão voltadas às pessoas neurodivergentes, em especial aos alunos atendidos pelo CTEA. O termo permitirá a implementação de iniciativas voltadas à educação para a cidadania, como o uso da urna eletrônica em atividades pedagógicas, possibilitando que as crianças conheçam, desde cedo, conceitos fundamentais da democracia e do processo eleitoral.
Durante o encontro, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson destacou a proposta da iniciativa. “É com grande satisfação que viemos assinar esse termo. Nosso objetivo é levar questões de cidadania às pessoas neurodivergentes, oferecendo visibilidade e lutando contra o capacitismo. Queremos trazer a urna eletrônica, ensinar às crianças o que é um processo eleitoral, o que é democracia, e integrá-las nesse movimento democrático”, declarou.
O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, também esteve presente e destacou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando para promover a inclusão das pessoas neurodivergentes. Pedi uma atenção especial à Secretaria de Educação para que fosse feito um convênio com a Secretaria de Saúde, e agora, junto com o desembargador, assinamos esse termo que fortalece ainda mais nosso compromisso com uma sociedade inclusiva”, afirmou.
A ação integra um conjunto de políticas da secretaria de educação voltadas ao fortalecimento da educação inclusiva na rede municipal. Por meio do CTEA, a Prefeitura tem ampliado o atendimento especializado a crianças com transtorno do espectro autista, garantindo suporte pedagógico e interdisciplinar que respeita as particularidades de cada aluno e promove o desenvolvimento pleno dentro do ambiente escolar.
A secretária de Educação, professora Rosana Schwartz, ressaltou a importância do momento. “Nós estamos hoje no CTEA para realizar mais uma ação de atendimento aos alunos neurodivergentes. A assinatura deste termo de cooperação com o TRE-PR é um ato muito significativo, pois abre portas para que o Tribunal possa compor e oferecer recursos que contribuam para a continuidade dos trabalhos realizados pelo CTEA, atendendo às crianças matriculadas na rede municipal de ensino”, afirmou.
Também estiveram presentes na cerimônia a procuradora geral do município, Thieme Silvestri Netto, e o secretário de Comunicação, Rafael Markus.
Essa assinatura do termo de cooperação reforça o compromisso da Prefeitura de Guarapuava com a construção de uma cidade mais inclusiva e acessível para todos. Com essas iniciativas, o município avança na promoção da cidadania, assegurando que nenhuma criança fique para trás no processo educacional e democrático.
Mais fotos veja AQUI
Fonte e fotos: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 08/08/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/prefeitura-de-guarapuava-firma-termo-de-cooperacao-com-tribunal-regional-eleitoral-para-ampliar-acoes-de-inclusao-no-ctea/