
PREFEITURA DE GUARAPUAVA SEDIA ETAPA DO CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTSAL DE SURDOS
por guaranoticias
Atualizado às 09h03Guarapuava foi sede da segunda etapa do Campeonato Paranaense de Futsal de Surdos. A competição teve o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação e reuniu 211 atletas, sendo 140 masculinos e 71 Femininos, vindos de onze municípios paranaenses. Guarapuava foi representada pela equipe da Associação de Pais e Amigos de Surdos de Guarapuava, (Apadag).
O esporte é uma importante ferramenta de inclusão social. Por conta disso, o Secretário de Esportes e Recreação, Valdir Kukelcik, ressalta a importância de apoiar iniciativas como esta, “A inclusão no esporte é uma área que a gente tem dado bastante apoio, trabalhando junto das instituições que representam essa classe. Acreditamos que o esporte é para todos, sem discriminação, e por isso que a gestão Denilson Baitala, por meio da nossa secretaria apoiou a realização dessa etapa do Campeonato Paranaense de Futsal de Surdos em Guarapuava”.
A Prefeitura de Guarapuava foi responsável por disponibilizar toda a estrutura para a realização das partidas e o local de alojamento para o campeonato. Os jogos foram disputados no Ginásio Municipal de Esportes Joaquim Prestes. Além disso, a Secretaria de Esportes disponibilizou profissionais que auxiliaram na arbitragem da competição.
Essa competição é organizada pela Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP) e já é tradicional entre a comunidade surda do estado. O campeonato reúne atletas surdos de alto nível que se reúnem em equipes para representarem suas cidades. Além disso, a disputa é uma vitrine para novos atletas e impulsiona o desenvolvimento do esporte adaptado para todo o Paraná.
O futsal para surdos mantém as regras essenciais do futsal convencional, mas conta com adaptações específicas para garantir a acessibilidade dos atletas. A principal diferença está na arbitragem, que substitui o apito por bandeiras para sinalizar faltas e demais ocorrências durante o jogo. Já a comunicação entre os jogadores e com os árbitros acontece por meio de sinais visuais, como gestos e o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Fonte e fotos: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 09/07/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/prefeitura-de-guarapuava-sedia-etapa-do-campeonato-paranaense-de-futsal-de-surdos/