
ABERTURA OFICIAL DO MAIO AMARELO 2025 REÚNE AUTORIDADES E COMUNIDADE EM GUARAPUAVA COM FOCO NA SEGURANÇA NO TRÂNSITO
por guaranoticias
Atualizado às 08h41O Calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à Praça 9 de Dezembro, foi palco da Abertura Oficial do Maio Amarelo 2025, campanha nacional voltada à conscientização para a segurança no trânsito, na manhã desta segunda-feira (5). O evento, realizado das 9h às 12h, marcou o início das atividades educativas e de mobilização que ocorrerão durante todo o mês na cidade.
Com o tema “Mobilidade urbana: responsabilidade de todos”, a ação reuniu diversos órgãos e entidades que atuam direta e indiretamente no trânsito, além de representantes da administração pública, motoristas, pedestres e famílias inteiras.
Participaram do evento representantes do SETRAN Guarapuava, Polícia Militar do Paraná (PMPR), Samu e Detran, além de agentes de trânsito e educadores. A programação contou com estande educativo, distribuição de materiais informativos, orientações de segurança e exposição de viaturas, atraindo atenção de adultos e crianças.
Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Péricles de Matos, o objetivo da campanha é reforçar a importância da convivência harmônica entre todos que compartilham o espaço urbano. “Estamos enfatizando que todos são responsáveis: condutores, ciclistas, pedestres. Precisamos reduzir a letalidade no trânsito, pensar nas crianças, nos idosos. A velocidade nos centros urbanos precisa ser revista. Estudos mostram que reduzir a velocidade aumenta a chance de sobrevivência em casos de acidentes”.
A mobilização em Guarapuava segue ao longo do mês com palestras, blitz educativas, ações em escolas e outras iniciativas. O Maio Amarelo reforça a urgência de tratar o trânsito como um espaço coletivo, onde empatia e responsabilidade podem salvar vidas.
Fonte e fotos: SECOM – Prefeitura Municipal de Guarapuava – acessoe m 06/05/2025 – https://guarapuava.pr.gov.br/noticias/abertura-oficial-do-maio-amarelo-2025-reune-autoridades-e-comunidade-em-guarapuava-com-foco-na-seguranca-no-transito/