
Abril Laranja traz alerta: Maus-tratos a animais vão além da violência física e são crime; saiba como denunciar
por guaranoticias
Atualizado às 09h52Delegado da PCPR lembra que abandono, negligência e privação de cuidados também configuram maus-tratos e podem levar à responsabilização criminal. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, mais de 11 mil denúncias de maus-tratos foram registradas pelo Disque 181 no último ano
Durante o Abril Laranja, mês dedicado à prevenção dos maus-tratos contra os animais, a Polícia Civil do Paraná reforça que a violência não está apenas nas agressões visíveis. De acordo com a legislação, ações como manter o animal sem água, comida, abrigo, atendimento veterinário ou em local insalubre também se enquadram como crime ambiental.
Casos de abandono, confinamento prolongado em correntes ou gaiolas, e negligência com higiene são exemplos de condutas que podem ser investigadas e resultar em punição. O delegado-chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Guilherme Dias, lembra que os animais possuem necessidades básicas semelhantes às dos humanos e que crimes devem ser denunciados.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, mais de 11 mil denúncias de maus-tratos foram registradas pelo Disque 181 no último ano — um aumento em relação aos cerca de 9 mil casos de 2023. As ocorrências formalizadas também cresceram: de 2.105 para 2.295. Os dados mostram que, embora a população esteja mais atenta e denuncie com mais frequência, o problema ainda é recorrente.
Além das fiscalizações e do resgate de animais em situações críticas, a PCPR também aposta na prevenção. No município de Campina da Lagoa, por exemplo, estudantes da rede pública participaram neste mês de uma palestra sobre bem-estar animal, direitos e como agir diante de suspeitas de maus-tratos. Quem presenciar uma situação de crueldade ou abandono pode denunciar de forma anônima pelo telefone 181. A atuação da população tem sido fundamental para combater o problema e salvar vidas.
Fonte: AERP Paraná – Flávia Consoli – acesso em 24/04/2025 – https://aerp.org.br/redeaerp/abril-laranja-traz-alerta-maus-tratos-a-animais-vao-alem-da-violencia-fisica-e-sao-crime-saiba-como-denunciar/
Foto: Ilustrativa – Paula Neves