SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MAIS DE 200 TESTES RÁPIDOS EM CASOS MONITORADOS DE COVID-19

por guaranoticias

Atualizado às 08h48

Mensurar qual é efetivamente o número de infectados pela Covid-19 em Guarapuava é necessário para pensar em ações e estratégias para a redução da velocidade de propagação do vírus na cidade. Por isso, a Secretaria de Saúde comprou cerca de três mil testes rápidos que detectam se a pessoa já teve a doença ou não. Os testes chegaram e, a partir de hoje, todos os casos que estavam sendo monitorados serão testados.

 

“Já esperamos um aumento no número de casos confirmados, pois alguns dos pacientes que estavam em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria, registraram viagens a locais com alta contaminação e, ao mesmo tempo, apresentaram sintomas leves de Coronavírus. Mas só com essas confirmações compreenderemos a real situação do vírus na cidade e poderemos dar sequência nas ações planejadas”, destacou o secretário de Saúde, Celso Góes.

Os pacientes estão fazendo a testagem no estacionamento do Ginásio Municipal Joaquim Prestes, dentro de veículos, evitando ao máximo o contato com a equipe da saúde. Mesmo assim, o ambiente foi limpo pela Surg e conta com o apoio da Secretaria de Trânsito para evitar aglomerações. Somente os casos que são monitorados poderão fazer as testagem nesse momento. Idosos e pessoas com dificuldades de locomoção serão testadas em suas próprias residências, mediante agendamento realizado pela própria Secretaria de Saúde. “Vamos zerar o número de casos suspeitos e com muita transparência apresentaremos os dados para a população”, explicou o secretário.

 

 

Retomada gradativa do comércio

 

Um dos objetivos dessa ampla testagem é possibilitar que as atividades comerciais retornem, gradativamente, em mais dias de atendimento, reduzindo prejuízos econômicos e garantindo saúde aos colaboradores e população da cidade. “Essa testagem vai apresentar de fato quantos guarapuavanos foram infectados pelo Coronavírus. A ampla testagem é uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde e que adotamos aqui como fundamental para nortear nossas ações”, afirmou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

 

 

Somente a partir dos resultados desses testes é que a comissão técnica (composta por profissionais da área da saúde do município, que conhecem a realidade local e a estrutura dos hospitais) tomará novas decisões. Isso deve acontecer nessa quarta-feira (22), quando todos os testes nos casos monitorados forem realizados e os números apresentados.

 

“Estamos achatando a curva e, o primeiro pico da doença, que seria em abril, já conseguimos evitar. Se toda a população nos auxiliar e seguir redobrando os cuidados, usando máscara, lavando bem as mãos, evitando aglomerações e preservando o isolamento social para crianças e idosos, vamos conseguir juntos, vencer a Covid-19”, completou o prefeito.

 

 

Casos em Guarapuava

 

Diariamente a Prefeitura de Guarapuava divulga o boletim oficial com os números da Covid-19 na cidade. Na segunda-feira (20), o boletim apresentava 86 casos descartados – ou seja, de pessoas que já realizaram exames no Lacen e tiveram negativo o resultado -; 09 casos em investigação (aguardando resultado de exames); 201 casos monitorados; 160 casos liberados e, 03 casos confirmados, colocando a cidade como uma das com os menores índices no Estado do Paraná.
Além da população monitorada, a Secretaria de Saúde também já realizou os testes rápidos em toda a equipe de saúde que atendeu os pacientes com resultados confirmados de Coronavírus.

 

(Foto: Secretaria de Saúde/Prefeitura de Guarapuava)

Fonte: Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso 22/04/2020 – https://www.guarapuava.pr.gov.br/noticias/secretaria-de-saude-realiza-mais-de-200-testes-rapidos-em-casos-monitorados-de-covid-19/

Comentários