Saúde alerta para o período sazonal da febre amarela, que vai de dezembro a maio

por guaranoticias

Atualizado às 09h23

O período sazonal da febre amarela começa no mês de dezembro e segue até maio; historicamente, é nesta época que existe maior probabilidade para a ocorrência de casos da doença.

A Secretaria da Saúde do Paraná alerta a população para atenção especial às medidas preventivas da febre amarela. “A principal orientação é para a vacina que protege contra a doença e que está disponível nas unidades de saúde; com uma única dose é possível estar imunizado contra esta doença, que no ano de 2019 provocou uma morte no Paraná, no dia 6 de março, em Morretes, e outras 13 no Brasil. Como iniciamos o período de férias e viagens, com deslocamentos de muitas pessoas para regiões de matas, que são habitat do mosquito transmissor da febre amarela, a vacina é a forma mais segura de proteção”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Sesa monitora, notifica e investiga constantemente as ocorrências da febre amarela em humanos e também em macacos. O vírus transmitido pela picada do mosquito também afeta os primatas provocando a morte; estes casos são chamados de epizootias.
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do Estado.

Fonte: Bem Paraná – acesso 27/12/19 – https://www.bemparana.com.br/noticia/saude-alerta-para-o-periodo-sazonal-da-febre-amarela-que-vai-de-dezembro-a-maio#.XgX3TNJKi1s

Comentários