PROCON DE GUARAPUAVA ALERTA PARA AUMENTO DE GOLPES UTILIZANDO O PIX E SUAS NOVAS VERSÕES

por guaranoticias

Atualizado às 09h50

O Procon de Guarapuava orienta os consumidores sobre possíveis golpes por meio de transações feitas com a ferramenta PIX. Esse crime acontece através da clonagem, enviando mensagens para seus contatos, solicitando transferências em dinheiro.

 

Apesar de não ser um golpe novo, temos visto um aumento de vítimas que acabam realizando transação por pix, após, pedido de dinheiro por pessoas que se passam por filhos ou parentes das vítimas em mensagens de WhatsApp, trazendo grandes prejuízos financeiros”, explicou a coordenadora do Procon, Luana Esteche.

 

Ainda segundo Luana, o consumidor precisa estar atento ao realizar compras e o pagamento ser solicitado via PIX, para só depois receber o produto. “Há relatos de muitas pessoas que não recebem o produto, mesmo após realizar o pagamento, por isso pedimos para que fiquem atentos”, ressaltou.

 

NOVO GOLPE

 

De acordo com a coordenadora do Procon é importante destacar ainda, que a nova modalidade de golpe que vem sendo aplicada, que é onde o golpista se passa por um gerente de banco e solicita que a vítima efetue transferências financeiras para “testes” em sua conta.  “Ainda não tivemos vítimas em Guarapuava, mas o Procon Paraná já atendeu uma Consumidora que teve prejuízos de R $20 mil”, contou.

 

A principal orientação para prevenção é buscar sempre meios oficiais, evitando clicar em links recebidos; nunca compartilhar o código de verificação; e não fornecer senhas fora do site do banco ou do aplicativo.

 

Confira algumas dicas repassadas pelo Procon:

 

– Atenção redobrada ao fornecer seus dados, senhas pessoais ou códigos;

– Não acredite em ofertas de prêmios e dinheiros que tenham link para clicar;

– Não compartilhe links que não tenha conhecimento de sua veracidade ou se a fonte é segura e confiável;

– Baixe aplicativos apenas de lojas oficiais;

– Não transfira dinheiro sem antes falar com o titular da conta;

– Utilize sempre antivírus tanto no computador quanto no smartphone.

– Verifique seus extratos bancários com regularidade;

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Guarapuava – SECOM –  acesso em 05/05/2022 – https://www.guarapuava.pr.gov.br/noticias/procon-de-guarapuava-alerta-para-aumento-de-golpes-utilizando-o-pix-e-suas-novas-versoes/

 

Foto: Paula Neves

Comentários