Procon autua lojas de cosméticos e apreende produtos vencidos

por guaranoticias

Atualizado às 08h44

O Procon iniciou a semana com a autuação de duas lojas de cosméticos da cidade que voltaram a vender produtos fora do prazo de validade. Cerca de um mês após a primeira fiscalização, novamente foram encontradas irregularidades nos estabelecimentos. Em apenas uma das lojas, 981 produtos apresentaram problemas. Segundo a coordenadora do Procon em Guarapuava, Luana Esteche, os empresários já haviam sido orientados anteriormente, mas não cumpriram o que a lei determina.

 

“Muitos produtos com a validade expirada há mais de ano, produtos com lacre rompido, frascos sem indicação de rotulagem, rótulos alterados, bem como data de validade rasurada e apagada”, explicou Luana.

 

Dentre os produtos apreendidos estão shampoos, maquiagens, frascos de creme hidratante para cabelos, silicones, esmaltes, águas oxigenadas, condicionadores, pigmentos. O Procon alerta que os produtos vencidos podem causar reações alérgicas graves ou serem ineficazes quando ultrapassam o período indicado para consumo.

 

A recomendação do órgão de proteção ao consumidor é que a população fique de olho nessas irregularidades. “Mesmo que os produtos não sejam ingeridos, a simples aplicação tópica pode causar complicações para o indivíduo e configura crime para o vendedor”, disse.

 

As empresas serão processadas administrativamente, com possibilidade de pagamento de multa por descumprirem a legislação.

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Guarapuava – SECOM – PROCON – Acesso em 31/08/2021 – https://www.guarapuava.pr.gov.br/noticias/procon-autua-lojas-de-cosmeticos-e-apreende-981-produtos-vencidos/

 

Foto: Paula Neves (imagem ilustrativa)

Comentários