PROCON ALERTA SOBRE COMPRA DE VEÍCULOS LEILOADOS PELA INTERNET

por guaranoticias

Atualizado às 08h54

Nas últimas semanas, o Procon de Guarapuava vem recebendo várias reclamações de pessoas que foram lesadas ao comprar carros em sites de leilão. Entre as situações relatadas, está a demora na entrega de documentos necessários para a transferência ao comprador, veículos com quilometragem adulterada, acompanhados de dívidas não pagas pelo leiloeiro e, até com bloqueio judicial. “Existem casos em que sequer o veículo é entregue ao consumidor que, após fazer o pagamento, não consegue mais contato com o vendedor”, explica a coordenadora do Procon Luana Esteche.

 

Segundo Luana, para chamar a atenção do comprador, geralmente, o valor ofertado chega a ser até 60% mais barato que o praticado no mercado. ” É uma chamariz. Atraídos pela oferta, muitos consumidores efetuam a compra sem verificar a idoneidade da empresa de leilões e a procedência do bem. Só depois descobrem os problemas relacionados, tendo diversos aborrecimentos”, relata.

 

Além fazer o alerta, o Procon está divulgando uma cartilha com orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para não cair em golpes ao comprar veículos de leilão.  As principais dicas são:

 

– Desconfiar de preços muito baixos;

– Confira a reputação da empresa em sites como o “Reclame Aqui”;

– Não transfira dinheiro para conta de pessoas físicas.

 

Já caí no golpe! E agora ?

O primeiro passo é ir até a delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.), relatando o caso e fazendo a representação para que as autoridades iniciem a investigação. Os responsáveis pelo golpe poderão responder por estelionato (crime previsto no artigo 171 do Código Penal) que prevê pena de um a cinco anos de reclusão, além de multa.

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Guarapuava – SECOM – acesso em 05/08/2021 – https://www.guarapuava.pr.gov.br/noticias/procon-alerta-sobre-compra-de-veiculos-leiloados-pela-internet/

 

Foto: Paula Neves

Comentários