Prevenção de quedas de idosos: Saúde lança manual e alerta sobre importância da prevenção

por guaranoticias

Atualizado às 09h25

A Secretaria de Estado da Saúde realizou um encontro virtual nesta semana para destacar o Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos e a Semana Mundial de Prevenção de Acidentes Domésticos. O evento foi promovido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e levou em consideração também o aumento de 26,5% no número de atendimentos de idosos devido a quedas nos domicílios entre 2019 e 2020, de 7.319 para 9.238, segundo o Samu.

Além de palestras orientativas, foi lançado o Manual de Prevenção de Quedas para Idosos, elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Fisioterapia da UFPR, com apoio da Secretaria da Saúde. O material é dirigido aos idosos, seus cuidadores e familiares, com objetivo de auxiliar este público na identificação dos riscos ambientais nas suas residências, sugerindo adaptações quando necessárias.

“Trata-se de material orientativo e também de alerta para este público. A estimativa é de que o Paraná tenha hoje cerca de 1,7 milhão de idosos. Uma população que requer cuidados e assistência especial”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

 

 

Fonte: Agência Estadual Noticia do PR – acesso 28/06/2021 – https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=113425&tit=Saude-lanca-manual-e-alerta-sobre-importancia-da-prevencao-de-quedas-de-idosos

 

Foto: Paula Neves

Comentários