PÁSCOA: PROCON DE GUARAPUAVA ENCONTRA GRANDE DIFERENÇA ENTRE OS PRODUTOS 

por guaranoticias

Atualizado às 10h10

O Procon de Guarapuava, por meio do Departamento de Fiscalização e Pesquisa, comparou os preços de diversos produtos mais vendidos durante a Páscoa, como ovos e tabletes de chocolate e caixas de bombons, em oito estabelecimentos comerciais. A análise  considerou as marcas, os tipos e os modelos.

 

Nos chocolates, a maior diferença encontrada foi de 47% no ovo Bis de 318 g e 107% na barra de Chocolate Meio Amargo Nestlé de 90 gramas. Nas caixas de bombons, a maior diferença foi de 49% no Bis de 126g que custava R$ 3,99 em uma loja e chega a R$ 5,95 em outra.

 

O levantamento foi realizado entre os dias  31/03 a 01/04, quando foram pesquisados 68 itens entre caixa de bombons, ovos de Páscoa, tabletes de chocolates e pescados. Só foram comparados os produtos encontrados em, no mínimo, três dos locais visitados.

 

PESCADOS

Ainda, os pesquisadores encontraram uma grande diferença nos valores dos pescados. O preço do filé de salmão possui variação de 119% por quilo, assim como o filé de tilápia com uma variação de 24% por quilo.

 

ORIENTAÇÕES

A orientação da Coordenação do Procon de Guarapuava é para que o consumidor pesquise antes de comprar. “O consumidor deve também fazer a comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos. É importante também verificar com atenção o prazo de validade, a composição e o peso líquido do produto”, explica a coordenadora do Procon Luana Esteche.

 

Os produtos licenciados com personagens em geral têm um preço mais elevado, em face do repasse do custo deste licenciamento.

 

Os ovos de Páscoa que trazem brinquedos no interior devem apresentar na embalagem a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição de faixa etária.

 

O brinquedo ainda deve ter o selo do Inmetro em sua embalagem, identificação do fabricante ou importador (nome, CNPJ, endereço), instruções de uso e de montagem, quando for o caso e eventuais riscos que possam apresentar à criança.

 

Confira a lista completa dos itens pesquisados. Clique aqui.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Guarapuava – SECOM – PROCON – acesso em 07/04/2022 – https://www.guarapuava.pr.gov.br/noticias/procon-de-guarapuava-encontra-diferenca-de-119-entre-os-produtos-mais-comercializados-na-pascoa/

Foto: Paula Neves (ilustrativa)

Comentários