Paraná se prepara para começar vacinação contra a Covid-19 em todos os municípios

por guaranoticias

Atualizado às 15h45

As 22 regionais de saúde do Paraná já começaram a logística de vacinação, após receberem os insumos que serão utilizados na imunização contra a Covid-19. Os insumos abastecerão as 1.850 salas de vacinas do Paraná.

A Secretaria de Estado da Saúde publicou na última sexta-feira (15) o Plano Estadual de Vacinação.

Os grupos prioritários a serem vacinados nesta primeira etapa devem receber o imunizante até maio e a expectativa é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.

“Felizmente, está começando. A tão esperada vacina contra o coronavírus vai começar no Paraná. É um momento de alegria e que enche de esperança e confiança o coração de todos nós paranaenses”, disse o deputado Artagão Júnior.

“Parabenizo ao governador Ratinho Junior, ao secretário da Saúde, Beto Preto, e toda a equipe de governo pelo trabalho ágil que está sendo feito”, ressaltou o parlamentar.

GRUPOS PRIORITÁRIOS
A primeira etapa da vacinação a população alvo a ser vacinada contra a Covid-19 é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena, todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.

Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.

A expectativa do Governo do Paraná é expandir a longo prazo a estratégia de vacinação para a população acima de 18 anos de idade ainda não vacinada totalizando 8.736.014 pessoas, de acordo com projeções do IBGE 2020 no Paraná, que estima um total de 11.516.840 pessoas residentes no estado.

O Ministério da Saúde começou a distribuir, nesta segunda-feira (18), quase 6 milhões de doses da CoronaVac para todos os estados e o Distrito Federal. Para o Paraná, 242.880 doses estão sendo enviadas neste primeiro momento.

Foto/arquivo: Deputado Artagão Júnior ladeado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e pelo governador Ratinho Júnior 

Acesso em 18/01/2021 -http://www.artagaojunior.com.br/detalhe_noticia/parana-se-prepara-para-comecar-vacinacao-contra-a-covid-19-em-todos-os-municipios-6422

Comentários