OCORRÊNCIAS: 16º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

por guaranoticias

Atualizado às 09h11

OCORRÊNCIAS COM ENCAMINHAMENTO:

01 – LESÃO CORPORAL DE NATUREZA GRAVÍSSIMA EM GUARAPUAVA.

Por volta das 08h00min do dia 18 de agosto de 2020, uma equipe da Rádio Patrulha deslocou até a Av. Rubens Siqueira Ribas, Santa Cruz, no local efetuado contato com a equipe de enfermagem, os quais passaram a relatar que o adolescente, 16 anos, e um homem, 28 anos, teriam sido conduzidos para receber atendimento no hospital Santa Tereza e Urgência Trianon. Efetuado contato com doutor, esse relatou que o estado do adolescente seria grave, que seria submetido a cirurgia, sendo que apresentava um corte profundo na traqueia, outro no tórax e no braço. A equipe policial deslocou até à Urgência onde recebia atendimento médico, o homem, qual relatou para a equipe que estavam dormindo na mesma residência que o adolescente, que em certo momento acordou com o adolescente de posse de uma faca tentando atingi-lo, que ambos entraram em vias de fato, sendo que ele teria tomado a arma branca do adolescente e teria desferido golpes contra ele. Que após o fato ambos deslocaram até a Ubs Santa Cruz devido os ferimentos que apresentavam. A arma utilizada não foi localizada.

 

02 – ABORDAGEM DE SUSPEITO, CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL, DANO QUALIFICADO, DESOBEDIÊNCIA, RESISTÊNCIA E LESÃO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE .

Por volta das 18h30min do dia 18 de agosto de 2020, na Rua Ana Luisa Pielak, Industria, a equipe fazia patrulhamento no bairro Industrial, quando decidiu pela abordagem de uma pessoa que transitava pela referida rua. Durante a abordagem constatou-se que tratava-se de um indivíduo, 29 anos, o qual havia um mandado de prisão em seu desfavor. A equipe cientificou que o indivíduo que seria conduzido até a 14ªSDP, para dar o devido cumprimento do mandado. Naquele momento o indivíduo tentou sair da posição de abordagem, dizendo que não teria porque acompanhar a equipe, pois já estava com tornozeleira eletrônica, passou a ficar muito agitado e a resistir ativamente, balançando os braços e empurrando os policiais. A equipe precisou fazer uso de força moderada para contê-lo, bem como teve necessidade de algemá-lo por segurança própria e um possível risco de fuga, pois terceiros aproximaram-se do local de abordagem, juntamente com seus parentes passando a tumultuar a ocorrência. Durante a contenção do indivíduo, este atingiu o braço direito de um dos integrantes da equipe policial, no momento em que era colocado no camburão da viatura, tendo continuado com chutes no interior do camburão, ocasionando danos na viatura. O indivíduo foi encaminhado a delegacia para as providências cabíveis.

 

03 – AMEAÇA(violência doméstica), INJURIA(violência doméstica), DESACATO, RESISTÊNCIA LESÃO CORPORAL, PRATICA DE ABUSO, MAUS TRATOS CONTRA ANIMAIS EM GUARAPUAVA.

Por volta das 22h10min do dia 18 de agosto de 2020, no Conradinho, onde segundo o solicitante seu padrasto teria chegado na residência muito alterado, proferindo ameaças contra o mesmo e seus familiares, assim como agredindo os cachorros de estimação da família. No local estavam uma mulher, 20 anos e um adolescente, 16 anos, ambos enteados do autor, 28 anos, os quais passaram a relatar que o autor por diversas vezes, fez menção de agredir a outra enteada, uma criança de 6 anos, sendo que o adolescente tentou impedir as agressões, momento que o autor passou a ameaçá-lo, dizendo que iria lhe matar. A mulher também passou a ser ameaçada. O autor aparentava estar muito alterado e, por diversas vezes escutou o autor insultar a equipe, dizendo ” o que esses vermes tão fazendo aqui? ” ” saiam daqui seus porcos “. A equipe tentou realizar a abordagem do autor, sendo que o autor então empreendeu fuga, pulando o muro da residência, sendo acompanhado, o qual acabou entrando em luta corporal com o policial, vindo a cair ao solo, na técnica de contenção. O autor ainda resistia a prisão, desferindo socos e pontapés, vindo a acertar ambos os policiais militares. Em determinado momento o autor tentou morder o braço do policial, causando lesão aparente, sem marcas. O autor ainda muito alterado, continuava a agredir os policiais, sendo que o autor após conseguir desvencilhar-se da contenção, tentou novamente agredir com socos, sendo necessário uso de força moderada, o que causou lesões na região da face. O policial realizou então a técnica de contenção ” mata-leão “, até o determinado momento em que o autor parou de resistir a prisão, cessando a injusta agressão contra esses militares. Encaminhado o mesmo até a 14ªSDP, para os procedimentos necessários.

 

OCORRÊNCIAS SEM ENCAMINHAMENTO:

04 – AMEAÇA/VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM GUARAPUAVA.

Por volta das 21h13min do dia 18 de agosto de 2020, no Conradinho, relata a solicitante, 27 anos, que está se separando, que seu ex-amasio, 43 anos, veio até a casa da família da solicitante, onde a mesma está morando provisoriamente, com o objetivo de visitar a filha, que ambos tem em comum, este estava embriagado e sem motivos, passou a agredir verbalmente a solicitante, agredindo a moral da mesma, que ainda ameaçou a mesma e seus familiares, fazendo uso de uma faca, dizendo que iria matar a todos, após evadiu-se do local em um veículo Monza, cor bordo, não sabendo informar a placa do carro. Realizado patrulhamento a fim de localizar o autor, sem êxito. Orientado as medidas cabíveis.

 

05 – FURTO QUALIFICADO EM GUARAPUAVA.

Por volta das 01h35min do dia 19 de agosto de 2020, na Rua Tipuana, Conradinho, no local o senhor informou que chegou na residência da sua mãe, 59 anos, para trazê-la. Ao chegar na casa, notou que a janela estava arrombada e a casa estava toda revirada, deu por falta de uma tv de 32 polegadas, marca LG. A equipe realizou patrulhamento nas imediações, porém sem êxito. Foi orientado o senhor e sua mãe quanto aos procedimentos cabíveis.

 

OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO:

06 – ATENDIMENTO DE ACIDENTE EM GUARAPUAVA.

Por volta das 11h20min do dia 18 de agosto de 2020, equipe do PPTran deslocou até a Rua Cel. Marcondes esquina com a Rua Arlindo Ribeiro, Batel, para atender um acidente de Trânsito, no local veículo Chevrolet S10 conduzido por uma mulher, 26 anos, transitava pela Rua Cel. Manoel Marcondes, quando no cruzamento com a Rua Arlindo Ribeiro veio a se envolver em colisão com o veículo GM/ Celta, conduzido pelo senhor, 38 anos, sendo este transitava pela Rua Arlindo Ribeiro,em ato contínuo o Chevrolet foi projetado contra o muro da residência. Do evento resultaram em danos materiais em ambos os veículos e ferimentos nas passageiras do Celta que foram socorridas e encaminhadas pela equipe do Siate a Upa do Batel.

 

07 – DIREÇÃO PERIGOSA DE VEICULO OU EMBARCAÇÃO DIRIGIR VEÍCULO SEM CNH EM GUARAPUAVA.

Por volta das 14h00min do dia 18 de agosto de 2020, a equipe do PPTran estava em patrulhamento na Av. Bento Munhoz da Rocha, Industrial, quando visualizou um veículo Vw fox de cor branca, o veículo parou próximo ao posto de combustíveis, o condutor ao visualizar que os ocupantes da viatura policial desembarcaram para proceder abordagem, este em arrancada brusca e se evadiu. A equipe iniciou acompanhamento tático onde o mesmo prosseguiu pela avenida professora Laura Pacheco Bastos onde foi repassado para as demais equipes, momento que o veículo Fox realizou conversão na rotatória e retornou sentido PR 466, sendo que ao emparelhar a viatura junto ao veículo este arremessava seu veículo fox lateralmente contra a viatura. Em continuidade o veículo fox adentrou a pista da PR 466 e deslocou sentido Distrito da Palmerinha; sendo que ao chegar no trevo do Distrito Atalaia, realizou operação de retorno e deslocou sentido o Bairro Industrial em deslocamento. Deslocou pela PR 466 cerca de 2 km novamente até acessar a BR 277 onde deslocou sentido Bairro Aeroporto. A equipe aproximou-se do veículo e logrou êxito na abordagem no entroncamento da rodovia BR 277 com PR 170. De pronto a equipe verbalizou com o condutor, onde este de forma enfurecida desceu de seu veículo e investiu contra a equipe policial com chutes e socos sendo necessário o uso de força moderada, onde o mesmo resistindo foi necessário uso de técnicas de imobilização onde acabou por cair no asfalto lesionando o rosto com a queda; somente neste momento foi possível conter o indivíduo e algemá-lo. Identificado o veículo VW Fox e seu condutor, 26 anos, tinha como passageira a adolescente, 15 anos, realizado busca pessoal nos ocupantes e interior do veículo nada de ilícito foi localizado. Realizado consulta operacional foi constatado que o condutor encontra-se com a cnh suspensa. Diante dos fatos foi encaminhado o homem até a Upa Batel para realizar procedimento devido ao corte no rosto e posteriormente ambos foram encaminhados ao cartório do 16º BPM para lavratura do termo circunstanciado. Realizado o teste etilométrico no condutor onde o valor aferido foi de 0,00 mg/l.

 

08 – ACIDENTE DE TRÂNSITO EM GUARAPUAVA.

Por volta das 16h40min do dia 18 de agosto de 2020, na Rua Guaíra, Boqueirão, no local a equipe constatou que o veículo VW/Parati, havia colidido com um poste de iluminação pública, sendo que o condutor do veículo havia se evadido do local. Feito contato com a empresa de energia, recolhido o veículo até o pátio do 16º BPM e confeccionado as notificações pertinentes.

 

OCORRÊNCIAS DE OUTRAS LOCALIDADES:

09 – ROUBO EM PINHÃO.

Por volta das 04h00min do dia 18 de agosto de 2020, a equipe deslocou até a Rua Rio São Paulo, São Cristóvão, no local o senhor, 81 anos, o qual informou ter sido vítima de roubo, que dois indivíduos, adentraram a sua residência por uma janela nos fundos, momento em que deram voz de roubo, que se apropriaram de um facão e uma faca e exigiram dinheiro, sendo que o senhor entregou certa quantia em dinheiro. Informou ainda que os indivíduos reviraram toda a residência, que um deles vestiu um casaco azul de sua esposa, posteriormente seguiram em fuga pela parte de trás da casa. De posse das características a equipe efetuou buscas para tentar localizar os indivíduos, porém sem êxito.

 

10 – ROUBO EM PITANGA.

Por volta das 13h30min do dia 18 de agosto de 2020, a equipe deslocou até a Rua Santa Maria do Oeste, no local em contato com o Senhor, 81 anos, relatou que, mora sozinho na residência, e que estaria deitado em seu quarto e deixou a porta da frente aberta, e que em determinado momento foi surpreendido por um masculino, trajando roupas escuras, chapéu e mascara preta. Que lhe segurou pelas mãos e deu voz de assalto o ameaçando com uma faca e falou que teria mais quatro comparsas pro lado de fora da casa e na sequência subtraiu da vítima certa quantia em dinheiro. O autor se evadiu tomando rumo ignorado. Feito o patrulhamento nas imediações porém não foi logrado êxito em localizá-lo.

 

11 – ESTELIONATO/ USO DE DOCUMENTO FALSO EM PRUDENTÓPOLIS.

Por volta das 15h40min do dia 18 de agosto de 2020, na Rua Doutor Osório Guimarães, Centro, a equipe foi acionada por funcionários da agência bancária, pois segundo informações um rapaz de blusa cor vinho, estaria num caixa eletrônico, fazendo um saque, que esta mesma pessoa já esteve na agência por outras vezes, sempre fazendo saques com cartões diferentes. A equipe então deslocou até a agência, onde realizou a abordagem do homem, 21 anos, o qual no momento da abordagem, realizava uma operação de saque, o mesmo foi indagado a respeito do procedimento e relatou que estaria sacando dinheiro da conta de um senhor, 75 anos, seu chefe. A equipe então indagou maiores informações,

porém o mesmo não sabia informar, questionado como teria o cartão, bem como a senha, o mesmo mostrou uma conversa no aplicativo whatsapp e quando a equipe solicitou para visualizar os dados o mesmo bloqueou o aparelho, se negando a desbloqueá-lo. Foi procedida a revista de seus pertences, sendo que em seu bolso foi localizado certa quantia em dinheiro, também foram localizados, além do cartão , mais 6 (seis) cartões de bancos diversos e um alvará de soltura. O mesmo também portava uma CNH falsa, ainda foi localizada uma chave de um quarto do Hotel. De posse das informações, a equipe deslocou até seu endereço do senhor, onde fez contato com o mesmo, o qual relatou que a agência entrou em contato, informando sobre uma suposta compra com seu cartão e que este havia sido clonado, informaram ainda uma suposta senha, para que a vítima entregasse somente para uma determinada pessoa, quando por volta das 12h, o autor foi até a residência do senhor, apresentou um documento falso, induzindo a vítima ao erro, acreditando se tratar do suposto funcionário do banco, de pronto realizou a entrega de dois cartões. Em seguida a equipe deslocou até o hotel , sendo realizadas buscas e localizadas duas máquinas de cartão de crédito. A equipe também deslocou até a agência de outro banco, onde fez contato com uma funcionária, a qual relatou que recebeu informações de diversos clientes, os quais relataram que supostamente golpista estariam entrando em contato, em nome do banco, solicitando dados de seus cartões e senhas. Na delegacia, compareceu um outro indivíduo, o qual informou que já havia registrado um boletim de ocorrência. de estelionato, reconhecendo o abordado como o autor do golpe que sofreu e que ainda uma segunda pessoa estaria envolvida. Diante dos fatos, o abordado bem como os objetos apreendidos, foram encaminhados para delegacia de Prudentópolis, para os procedimentos cabíveis.

 

12 – POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO EM LARANJEIRAS DO SUL.

Por volta das 17h30min do dia 18 de agosto de 2020, na Rua Nova Laranjeiras, Bairro João Fernandes, durante patrulhamento pelo Assentamento Slavieiro, Rio Bonito do Iguaçu, a equipe Rotam visualizou um individuo, 26 anos, o qual ao visualizar a viatura, correu para dentro de casa. Diante do fato a equipe efetuou abordagem aos ocupantes da residência, sendo indagado, o mesmo confessou que teria 02 armas de fogo na residência, sendo uma espingarda cal 0.36, sem marca aparente, com 06 munições, recarregadas manualmente e um revólver cal 0.32 marca Rossi, com 15 munições intactas, cal 0.32. Deste modo foi dado voz de prisão ao mesmo e encaminhado ate a 2ª SDP, para os procedimentos cabíveis.

 

13 – DISPARO DE ARMA DE FOGO/ LESÃO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE/ LESÃO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE EM PITANGA.

Por volta das 21h15min do dia 18 de agosto de 2020, na Rua Barão do Cerro Azul, Santa Izabel, após solicitação da senhora, 20 anos, a qual relatou que haviam efetuado disparos de arma de fogo em seu esposo e seu sogro. Que ambos estavam feridos, um deles dentro da residência e outro em via pública, na Rua Barão do Cerro Azul. Foi solicitado o apoio da equipe do corpo de bombeiros, e deslocado até o local, onde foi constatado o fato. Identificado o primeiro ferido em via pública, senhor, 53 anos, ferido com um disparo de arma de fogo na região do pescoço e outro no tórax, lado esquerdo, logo em seguida identificada a outra vítima, um homem, 19 anos,, também ferido com dois disparos, na região do tórax. Ambos foram socorridos pela equipe do corpo de bombeiros e encaminhados ao Hospital. Sendo que o homem, 19 anos entrou em óbito, logo que deu entrada no hospital, Em ato contínuo, feito diligências no intuito de localizar os autores. Em conversa com as esposas de ambas as vítimas relataram estar ingerindo bebida alcoólica na residência, que em dado momento o senhor desferiu um soco no rosto da mulher, que começou uma discussão, logo em seguida uma pessoa, que ambas dizem não conhecer, porém estava no mesmo local com os envolvidos, que esta pessoa dialogou com o senhor, dizendo que se ele agredisse a mulher novamente, ele iria matá-lo. Que em seguida começou uma discussão, quando ouviram os disparos, que todos saíram correndo da residência, sem saber de fato o que havia acontecido, que as mulheres perceberam que os seus maridos estavam feridos, foi quando solicitaram a presença da equipe policial. Feito várias diligências, no intuito de identificar e localizar o possível autor do fato, porém sem êxito até o momento.

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DGB

Fonte: 16ºBPM – boletim – PERÍODO: das 06h do dia 18 agosto 2020 às 06h do dia 19 agosto 2020 (Quinta para Sexta-feira)

Comentários