NOVEMBRO VERMELHO: A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA

por guaranoticias

Atualizado às 09h10

Como símbolo da campanha de combate ao câncer de boca, a cor vermelha mais uma vez estará presente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para chamar a atenção dos guarapuavanos sobre a importância da prevenção da doença.  “A campanha vem colaborar e incentivar que o guarapuavano procure o atendimento ao aparecer qualquer sintoma da doença”, enfatizou  Dayane Felizardo, da Divisão de Saúde Bucal da SMS.

 

O ‘Novembro Vermelho’ prevê a realização de ações e palestras em parceria com instituições para alertar e informar a população sobre o assunto. No dia 20 de novembro, será realizado o “Dia D” com atividades na Praça 9 de Dezembro. Confira a programação completa:

SINAIS

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 20/11/2021

Dia “D” na Praça 9 de Dezembro

Horário: das 8h às 17h

 

Data: 21/11/2021 à 30/11/2021

Tratamento e/ou encaminhamento dos pacientes diagnosticados com lesões bucais e exames histopatológicos em UBS’s.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso em 04/11/2021 – https://www.guarapuava.pr.gov.br/noticias/novembro-vermelho-acoes-e-palestras-reforcam-a-importancia-da-prevencao-ao-cancer-de-boca/

 

Foto: Paula Neves

Comentários