No Dia Nacional da Araucária, entidades alertam para o risco da espécie desaparecer

por guaranoticias

Atualizado às 10h20

Esta quarta-feira (24) foi o Dia Nacional da Araucária, uma árvore ancestral do Brasil, símbolo do Paraná, mas que corre grandes riscos de extinção em razão do desmatamento e dos efeitos das mudanças climáticas. A Araucária é uma árvore encontrada majoritariamente na região Sul do País, em um ecossistema da Mata Atlântica conhecido como Floresta Ombrófila Mista.

É a árvore-símbolo do Paraná, por isso também chamada de pinheiro-do-paraná, estado que, originalmente, concentrava a maior parte do ecossistema que abriga a espécie. “Estima-se que hoje a Floresta com Araucárias ocupe menos de 3% de sua área original, o que a coloca em grande risco de ser extinta nas próximas décadas”, afirma Guilherme Karam, coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Ontem, também, o Observatório de Justiça e Conservação (OJC), fez um ato em frente à Assembleia Legislativa, com toras de araucária, para denunciar o risco que a espécie vem sofrendo no Estado.

 

Fonte: Bem Paraná – acesso 25/06/2020 – https://www.bemparana.com.br/noticia/no-dia-nacional-da-araucaria-entidades-alertam-para-o-risco-da-especie-desaparecer#.XvSipsRKi1s

(Foto: Paulo Szostak e Vitor Hugo / Prefeitura SJP)

Comentários