NESTA QUINTA (16), COMEÇA NOVA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NAS UBS

por guaranoticias

Atualizado às 19h12

A partir desta quinta-feira (16), Guarapuava seguirá com a imunização contra a gripe em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, adotando o sistema de distribuição de senhas. Para esta fase da campanha, o município recebeu novas doses que serão aplicadas ao seguinte público:

 

  • Profissionais das forças de segurança e salvamento

 

  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (mediante a declaração do indicativo de vacina por um médico ou receita do uso contínuo de medicamento)

 

  • Funcionários do sistema prisional

 

  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

 

  • População privada de liberdade

 

  • Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivos e portuários (mediante apresentação de documento comprobatório da profissão)

 

LOCAIS DE VACINAÇÃO

 

Todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município estarão com doses de vacina disponíveis para atender a demanda a partir de hoje (16), com entrega de senhas. No Cisgap, o início da vacinação será anunciado na próxima semana.

 

“A vacinação será de acordo com entrega de senhas, evitando aglomerações, preservando distanciamento e não permitindo espera desnecessária, ou seja, caso o número de doses não seja suficiente para todos, a fila será encerrada e nova data para vacinação será divulgada após o recebimento de novas doses”, explicou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade. Idosos e profissionais da saúde que ainda não foram imunizados podem procurar as unidades de saúde com doses disponíveis.

Das 4 mil doses recebidas até o momento, 1.250 delas já foram disponibilizadas para funcionários do sistema prisional, profissionais das forças de segurança e salvamento e para a população privada de liberdade. Conforme novas remessas de doses sejam enviadas pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal fará novos repasses para garantir a imunização de todos. “O recebimento das doses está previsto até dia 30 de abril, portanto os integrantes do grupo contemplado nessa fase que porventura não sejam imunizados neste lote, ainda estarão na lista”, ressaltou o secretário de Saúde, Celso Goes.

 

CAMINHONEIROS E MOTORISTAS DO TRANSPORTE COLETIVO

 

Para caminhoneiros e motoristas do transporte coletivoé preciso apresentar comprovação de atuação na área, como a carteira de trabalho ou contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos Sindicatos de Transportes (categoria motorista), carteira de habilitação de motorista com categoria C ou E ou crachá funcional.

 

Vale destacar que motoristas de aplicativo ou taxi não estão contemplados nesta fase, devido ao escalonamento de entrega das vacinas pelo laboratório produtor e a indisponibilidade de quantitativo para atender a todos.

 

PRÓXIMA ETAPA

 

A terceira etapa de vacinação contra a gripe será a partir de 9 de maio para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas entre 55 e 59 anos, grávidas, mães no pós parto (até 45 dias), população indígena, portadores de condições especiais e professores (rede pública e privada).

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso 16/04/2020 – https://www.guarapuava.pr.gov.br/noticias/nesta-quinta-16-comeca-nova-etapa-da-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-nas-ubs/

Comentários