Guarapuava: duplicação do perímetro urbano da BR-277 em andamento

por guaranoticias

Atualizado às 09h49

O deputado Artagão Júnior acompanhou, nesta quarta-feira (14), o governador Ratinho Junior em Guarapuava, no lançamento da pedra fundamental das obras de duplicação da BR-277, no trecho do perímetro urbano.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) iniciou no final de março a duplicação de um trecho de 3,8 quilômetros, sendo que a obra será feita ao longo de 6,2 quilômetros, incluindo também a implantação de marginais, trincheiras, viadutos, pontes, passarelas, calçadas, ciclovia e iluminação pública.

“Foi muito trabalho, muitas etapas até chegar este momento. Esse eixo de ligação da BR-277 é muito importante para o desenvolvimento de Guarapuava, região e todo o estado. A duplicação vai melhorar o deslocamento, o transporte, o salvamento de vidas”, destacou Artagão Júnior.

O parlamentar também exaltou a participação da iniciativa privada, da prefeitura, Câmara de Vereadores e toda a sociedade. “Há ações que não dependem apenas do poder público, que precisam de união entre todos os setores da sociedade civil”, pontuou.

O investimento é de R$ 77,6 milhões, com uma economia de 26% do valor previsto na licitação. O governador reforçou que “essa rodovia é um grande corredor de exportação, principal artéria do Paraná, que liga o Porto de Paranaguá ao Oeste e a países do Mercosul”.

OBRA — A nova duplicação inicia no trecho duplicado existente e segue até o km 350 da rodovia, próximo ao aeroporto municipal. Serão duas faixas de tráfego em cada sentido, separadas por barreiras de concreto New Jersey, e acostamentos externos de 2,5 metros. As novas vias marginais serão implantadas nos dois lados da nova duplicação, somando 10 quilômetros. Também serão construídas calçadas e ciclovias.

A obra contempla, ainda, a implantação de uma trincheira entre a Rua João Fortkamp e a Rua Campo Grande; a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466 e a adequação de suas alças de acesso; três pontes no km 345,5; um viaduto conectando a Avenida Professor Pedro Carlo e a Avenida Beira Rio; uma trincheira para acesso ao aeroporto municipal; uma passarela no km 349,3 e outra no km 345; e a implantação de iluminação pública em uma extensão de 12,2 quilômetros da BR-277.

 

GUARAPUAVA – Em julho do ano passado o DER/PR concluiu a obra de duplicação de 3,4 quilômetros da PRC-466, no perímetro urbano de Guarapuava. O investimento foi de R$ 32,4 milhões e incluiu também execução de trincheira, passarela e vias marginais.

Com informações da Agência Estadual de Notícias
Fotos: José Fernando Ogura/AEN e Mirto Junior/Clic Regional

Acessado no site Dep. Artagão Junior em 15/04/21 – http://www.artagaojunior.com.br/detalhe_noticia/guarapuava-duplicacao-do-perimetro-urbano-da-br-277-em-andamento-6478

Comentários