Grêmio prepara mudança de fotografia e pode iniciar 2020 com até seis novidades no time titular

por guaranoticias

Atualizado às 09h06

De contrato renovado, Renato Gaúcho aproveita as férias no Rio de Janeiro, mas mantém contato permanente com o presidente Romildo Bolzan e o executivo Klauss Câmara. O técnico e a direção trabalham na montagem do grupo para 2020 e preparam uma mudança de fotografia, com até seis mudanças no time titular para o início da próxima temporada.

Seria a maior reformulação da equipe desde que Renato Gaúcho assumiu o clube, em setembro de 2016. Entre os alvos do Grêmio no mercado, estão um goleirodois lateraisum volanteum meia e um atacante. Todos em condições de disputar a titularidade e suprir as carências no elenco identificadas em 2019.

Até o momento, o Tricolor anunciou apenas um reforço. Víctor Ferraz foi envolvido em uma troca por Madson com o Santos e chega para ser o dono da lateral direita, ao menos no início da temporada. Léo Moura não renovou contrato e Leonardo Gomes, o antigo titular, recupera-se de cirurgia no joelho direito, com previsão de retorno apenas em maio.

A lateral esquerda também é uma das prioridades. Caio Henrique é o nome preferido e chegaria para disputar a posição com Bruno Cortez. O lateral disputou o Campeonato Brasileiro pelo Fluminense, mas pertence ao Atlético de Madrid. O Valencia acenou com uma oferta de 12 milhões de euros (R$ 54,6 milhões), o que inviabilizaria a situação. Guilherme Arana, ex-Corinthians, também foi sondado.

O time ideal de Renato no início das temporadas*

  • 2017: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Ramiro, Douglas, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios.
  • 2018: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Arthur, Ramiro, Luan e Everton; Jael.
  • 2019: Paulo VíctorLeonardo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus HenriqueAlisson, Luan e Everton; Diego Tardelli.
  • 2020: Paulo Victor (ou reforço)Víctor Ferraz, Geromel, Kannemann e Cortez (ou reforço), reforço (Maicon), Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre (ou reforço) e Everton; reforço.

* Em negrito, as mudanças de um ano para o outro

Antes mesmo de definir a venda de Luan para o Corinthians, o Grêmio também buscava um meia para o setor de criação. Jean Pyerre, que já era o titular, terminou a temporada em recuperação de lesão muscular na coxa direita e virou incógnita. A direção chegou a fazer uma investida por Raphael Veiga, mas o meia do Palmeiras foi considerado caro e, no momento, não aparece como a solução viável.

O clube também está no mercado em busca de um volante e já traçou até um perfil pretendido. A busca é por um jogador que alie altura, intensidade e técnica. O reforço deve ganhar chances de imediato, com as ausências de Maicon e Matheus Henrique. O ex-capitão passará por cirurgia no joelho em janeiro e ficará fora de ação no início do ano. Já Matheus Henrique começa a temporada cedido para a seleção brasileira sub-23, no Pré-Olímpico da Colômbia.

Para o ataque, a busca é por um centroavante titular, capaz de fazer a torcida esquecer as temporadas ruins de André e Diego Tardelli. Conforme adiantado pelo presidente Romildo Bolzan, os dois atacantes não devem permanecer em 2020 e aguardam interessados para serem negociados. O alvo tricolor, no entanto, segue como uma incógnita.

Para completar, a direção procura mais um goleiro para concorrer com Paulo Victor, criticado por falhas em jogos decisivos na temporada. O nome de Vanderlei, do Santos, foi debatido, mas a situação não avançou. O atual titular tem contrato até o final de 2022 e ficará no clube, mas pode ter a posição ameaçada em caso de alguma contratação.

 

 

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Fonte: G1.com.br – Esporte – acesso 23/12/19 – https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/gremio-prepara-mudanca-de-fotografia-e-pode-iniciar-2020-com-ate-seis-novidades-no-time-titular.ghtml

Comentários