Coronavírus deixa dengue ainda mais perigosa para o paranaense

por guaranoticias

Atualizado às 09h50

Em uma semana, o Paraná confirmou 12.872 novos casos de dengue e, com isso, bateu o recorde histórico da doença. Agora, o ano epidemiológico tem 65.524 casos confirmados, muito acima do ano de 2015/2016, de pouco mais de 56 mil casos, até então o de maior quantidade de casos. Também foram confirmadas mais 12 mortes em decorrência da dengue no Paraná, totalizando 49 no ano.

A dengue, se já é preocupante normalmente, ganha um quadro ainda mais dramático com a pandemia de coronavírus. A doença atinge mais seriamente idosos, portadores de doenças como diabetes e hipertensão, e também aquelas pessoas debilitadas, que justamente é a situação normal de um paciente de dengue.

Além disso, nas últimas semanas, a demanda por leitos hospitalares em decorrência da dengue estava alta nas regiões mais afetadas do interior do Paraná. No começo do mês, o Hemepar também divulgou que trabalhava no limite dos estoques de sangue, e uma das causas era a demanda por pacientes com dengue.

Num cenário deste, o coronavírus pode ser mais ingrediente maligno na saúde destas regiões.

Ações
O Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, está organizando uma grande mobilização de combate à doença em 60 municípios que apresentam os maiores índices de incidência de casos confirmados de dengue.

A ação acontece no próximo sábado, com organização da Defesa Civil e participação de 600 soldados do Exército, militares estaduais da Secretaria da Segurança Pública, 60 integrantes da Defesa Civil municipal, além de técnicos da vigilância ambiental das cidades envolvidas.

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria da Saúde iria promover a capacitação dos participantes por videoconferência. Desde o início do ano mutirões são realizados nas áreas mais afetadas.

 

 

Fonte: Bem Paraná – acesso 18/03/2020 – https://www.bemparana.com.br/noticia/coronavirus-deixa-dengue-ainda-mais-perigosa-para-o-paranaense#.XnIXjaNKi1s

Casos de dengue bateram recorde histórico nesta semana (Foto: Divulgação Sesa-PR)

Comentários