COM PRIMEIRO CASO CONFIMADO EM GUARAPUAVA, SECRETARIA DE SÁUDE REFORÇA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

por guaranoticias

Atualizado às 16h40

A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Saúde, reforça para a população que a campanha de vacinação contra o sarampo continua, mesmo durante o período e enfrentamento à Covid-19. A cidade teve o primeiro caso confirmado no dia 30 de abril e segue com seis casos em investigação.  “Essa é uma doença infectocontagiosa mais virulenta que o próprio coronavírus, e pode levar a óbito ou deixar sequelas graves como as visuais, neurológicas ou na fala, principalmente em pessoas com comorbidades ou com o quadro imunológico debilitado, pois essa doença atinge o sistema nervoso central. Precisamos evitar que essa doença ganhe força, ainda mais nesse momento”, comentou o Secretário de Saúde, Celso Góes.

 

O sarampo, bem como a caxumba e a catapora, atinge o indivíduo apenas uma vez, isso porque a imunidade para esses vírus é permanente, mas os danos causados a saúde podem ser graves. Por isso, a necessidade da prevenção através da vacina. O sarampo é uma doença que já havia sido erradicada no país e voltou a assombrar os brasileiros.

 

Além de crianças, a campanha permanece para os grupos de 20 a 49 anos. “Pessoas desde os 6 meses até 49 anos de idade, devem aderir à campanha. Nós estamos fazendo a leitura de carteirinha e vendo quem já tem dose e quem terá receber. Então pedimos que a população procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Esperamos que essa campanha, iniciada no ano passado, tenha um resultado positivo”, destacou a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

 

As vacinas  estão disponíveis do Cisgap, das 07h às 12h e das 13h às 17h. É necessário estar com a carteirinha de vacinação, um documento com foto e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

 

Aplicativo Fala Saúde

 

A Secretaria de Saúde também disponibiliza as informações no Fala Saúde. O aplicativo tem o histórico de vacinas do usuário e envia avisos e lembretes sobre vacinação e outras questões de saúde. Para utilizar, basta estar com o cadastro atualizado na UBS.

 

 

Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Guarapuava – acesso 04/05/2020 – https://www.guarapuava.pr.gov.br/noticias/com-primeiro-caso-confimado-secretaria-de-saude-reforca-importancia-da-vacinacao-contra-o-sarampo/

Comentários